domingo, 30 de março de 2008

www.concurseirosolitario.blogspot.com

Já prestei meia dúzia de concursos públicos desde que comecei a estudar sério no ano passado. Em todos eles, sem exceção, sempre acontece de alguém errar na marcação das folhas de resposta. Quando isso acontece, é aquela choradeira, claro, mesmo porque não há muito o quê fazer já que a folha de respostas é definitiva, não tem como ser trocada.

Deve ser frustrante alguém estudar com determinação para prestar um concurso, ter um alto índice de acertos e então descobrir que foi eliminado do concurso porque errou na marcação da folha de resposta. Isso é tão grave que tem gente que perde a motivação e até desiste de prestar concursos públicos.

Infelizmente, quando acontece a culpa é única e exclusiva do candidato. Na folha de rosto do caderno de questões há instruções do que o candidato deve fazer. Lá está explicado como marcar a folha de respostas, com que cor da tinta de caneta caneta, se pode ou não usar lápis, se é preciso marcar com X ou preencher uma bolinha.

É incrível o número de candidatos que simplesmente não lêem essas instruções de prova e acabam se decepcionando depois. Se as instruções estão lá, é para serem lidas com cuidado e atenção, ponto final.

A história de levar caneta com tinta de cor errada também é culpa do candidato, porque no edital do concurso já está especificado que cor de tinta será permitida na prova. Só que muitos candidatos também não lêem o edital com cuidado e depois se decepcionam.

Vejamos algumas regras relativas à folha de respostas que NUNCA devem ser deixadas de lado.

Cuidado com a folha – Muito cuidado com essa folha. Ela não deve ser amassada, suja, marcada, nada, tem de ser entregue preenchida para os fiscais de prova em perfeito estado. O melhor é guardá-la sob a carteira em outro lugar seguro. Nada de deixá-la jogada. Não são poucos os candidatos eliminados de concursos porque sujaram ou danificaram a folha de respostas.

Use o caderno de questões primeiro – Nada de marcar as respostas direito na folha de respostas. Eu costumo marcar tudo no caderno de questões e só depois de conferir cada uma das questões, marco na folha de respostas. Assim não há risco de se descobrir tarde demais que não é possível mudar uma das respostas.

Cor da tinta da caneta – Geralmente as principais bancas pedem caneta esferográfica de tinta preta para marcar os cartões de resposta, notem PRETA e ESFEROGRÁFICA. Por via das dúvidas, sempre leve duas canetas pretas e duas azuis, assim você não corre o risco de errar na cor e da caneta falhar no meio da prova e você não ter outra para substituí-la.

X ou bolinha – Se as instruções mandarem o candidato marcar a folha de respostas com X ou preencher bolinhas referentes às respostas que julga corretas, então é assim que deve ser feito e não de outra forma.

Muita atenção na marcação – O que tem de candidato que se ferra em concursos públicos nos quais tinham ótimas chances de aprovação por conta de preencher errada a folha de resposta é algo incrível. Então cheque duas vezes o número da questão que está transcrevendo para a folha de respostas antes de usar a caneta, pois a marcação é definitiva.

Cuidado com o tempo – Outra coisa que não pode faltar em qualquer concurso público é o pessoal que somente se lembra de marcar a folha de respostas nos últimos cinco minutos de prova e ficam num desespero de dar dó. Para evitar isso basta controlar o tempo. Comece a marcar a folha de respostas, no mínimo, meia hora antes do final do tempo de prova.

Verifique outros campos para preencher – Muitas folhas de resposta trazem alguns campos adicionais para serem preenchidos pelos candidatos, geralmente assinatura. Agora está sendo comum haver uma frase no caderno de questões que deve ser copiada para a folha de respostas, funcionando como uma validação. Por via das dúvidas, preencha esses campos antes de começar a preencher as respostas, assim você não correrá o risco de esquecer de fazê-lo.

Resumo da ópera – Fazer provas de concursos públicos é muito mais que estudar e resolver as questões. É preciso ter cuidado ao ler o edital do concurso, as instruções da prova e, principalmente, cuidado ao preencher corretamente a folha de respostas. Não adianta nada estudar exaustivamente, saber responder corretamente à maioria das questões da prova para, no final, ser desclassificado por um erro besta na folha de respostas. Então, tome cuidado com isso, muito cuidado.

———«»———«»———«»———

Não deixe de visitar o blog do Concurseiro Solitário (www.concurseirosolitario.blogspot.com). Novos artigos sobre concursos públicos, motivação e dicas todos os dias.

Um comentário:

Camisa 9 disse...

Os comentários do Charles em seu blog são excelentes!

Não deixem também de participar da comunidade dele:

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=47422105

Vlw galera