“Don't let it pull you down
Hold on tight
Cling to your dreams…”
No meio de uma intensa guerra... Era exatamente assim que me sentia desde quando comecei a estudar para concursos públicos. E o pior, o lado negativo sempre insistia em ser o mais forte.
Quem está na luta há muito tempo – assim como eu – sabe do que estou falando. Para nós, concurseiros, achar alguém para dar uma injeção de ânimo é a coisa mais rara... Mas para dar uma pedrada de pessimismo, ah!,,, para isso tem gente querendo entrar na fila!
Formei-me no ensino técnico em 2006. A partir daí, era entrar para a faculdade (para a qual eu não tinha dinheiro) ou ir trabalhar numa indústria e rezar para logo me aposentar.
Mas não era bem isso que eu queria para a minha vida... Almejava algo mais! Foi quando tive aquele “estalo”. - Vou estudar para concursos!
Em 2007, entramos - minha namorada e eu - no cursinho “Judiciário Básico” (aí que conheci o tão amado Direito e alguns dos melhores professores da minha vida!) e logo de cara fui prestar o concurso de Escrevente da capital... Tão óbvio que aquelas pessoas amargas e mesquinhas sempre, sempre me perseguindo... – Esquece! Você nunca irá passar! – Diziam elas... Mas, como concurseiro novato, ainda não me abalava. Ahhh! O resultado da prova? BOMBA!
Neste mesmo ano que comecei a estudar para concursos, prestei todos os que apareciam. Para se ter uma idéia, até hoje, chutando baixo, já gastei (eu e meu pai) mais de R$ 6.000,00, entre apostilas, livros, cursinhos, inscrições, transportes (inclusive aéreo, quando prestei TRT de Alagoas).
Não sei exatamente quantos concursos eu já prestei, mas, para se ter uma idéia, cito alguns: Câmara de Taubaté, de São José dos Campos e de São Paulo, Escrevente (Capital, São José e Amparo), Oficial de Justiça, PETROBRAS (São José dos Campos e Santos), Ministério Público, Defensoria Pública, TRF, TRT (São Paulo, Campinas e Alagoas), SABESP, Prefeitura de São José dos Campos e de São Bernardo do Campo, e vários outros... Vocês querem saber dos resultados não é!?!? Pois bem... BOMBA! Isso mesmo! BOMBA em todos... Vale ressaltar que aquelas queridas pessoinhas que tanto nos “impulsiona” para a derrota fizeram a festa. “– Está vendo?! É tudo combinado! Como você pode acreditar que um dia você irá passar!!??” Aí, enfim, o desânimo batia em minha porta...
Mas, contrariando qualquer forma de me pôr para baixo, Deus – vejam só -, nada menos que Deus, põe um filho em minha vida! E foi a partir de então, que mergulhei de vez nos livros, com um só objetivo: ser SERVIDOR PÚBLICO!
Estudei tanto, mas tanto, mas tanto... foram muitos, mas muitos finais de semana estudando... E, não querendo ser repetitivo, os “mui amigos” sempre me acompanhando. “- Você é bobo! Vai perder o fim de semana!? Estudar para quê?! Definitivamente você NÃO VAI PASSAR!!”
Enfim, aos trancos e barrancos, fui encarando melhor os desafios... Em 2009 prestei o concurso do CEETEPS, e enfim passei.... em janeiro comecei a trabalhar....mas como todos sabem, ser funcionário estadual já não é fácil e ainda não sendo o que eu queria.... tinha em minha mente que eu queria ser servidor do JUDICIÁRIO.... e desde o começo do ano eu fiquei matutando: - O concurso de Escrevente vai ser o meu concurso! O concurso de Escrevente vai ser o meu concurso.... E FOI!!! Hoje escrevo aqui um pouco mais aliviado, sabendo que tudo, mas tudo que eu fiz realmente valeu a pena. Agora é esperar ansioso pela tão sonhada nomeação e não parar de estudar! Vou fazer minha faculdade (Direito, é claro!) e ir prestando outros concursos na área...
Agradeço a Deus, à minha mãe e ao meu pai que tanto me ajudaram e me apoiaram (putz! Sem eles eu estaria, com o perdão da palavra, ferrado!), à minha eterna namorada Jú!, ao meu tão amado filho YAN, à minha sogra (não riam! É verdade!!) e a todos aqueles que sempre estiveram ao meu lado, não deixando eu sair fora do rumo (isso vale para TODOS os meus amigos!!!).
Agradeço também a todos que foram contra mim!! Vocês não sabem o quanto eu estou rindo de vocês agora!! Que Deus os ilumine!!
E agradeço, do fundo do coração, aos professores: Renata, André Lessa, Kazuo, e em especial ao Profº Fábio (Peculatoooo, peculatooo.... funcionário público é o infratoorrr.. D+!!!) e ao querido professor – e amigo – Douglas (sem demagogia, mas você é o CARA!!!)
P.S. 1: Para estudar, não vão na onda dos outros. Criem o seu próprio método!
P.S. 2: Agarrem nas mãos de Deus e nunca, mas nunca as soltem!
P.S. 3: Quer um bom amigo? Que seja concurseiro!
P.S. 4: Peçam o método infalível do Professor Douglas!
P.S. 5: O que está escrito no começo deste texto é um trecho de uma música. Ele diz: “Não deixe eles te porem para baixo... Segure firme... Abrace seus sonhos...”
É isso... abracem seus sonhos!!
Gabriel Neves
Um comentário:
Que legal Daniel, parabéns, é bom saber...que no final tudo poderá dar certo...ás vezes o desanimo bate á porta,mas é preciso não desistir...
mais uma vez...parabéns...
Postar um comentário