terça-feira, 30 de novembro de 2010

DEPOIMENTO III

“Don't let it pull you down



Hold on tight


Cling to your dreams…”



No meio de uma intensa guerra... Era exatamente assim que me sentia desde quando comecei a estudar para concursos públicos. E o pior, o lado negativo sempre insistia em ser o mais forte.



Quem está na luta há muito tempo – assim como eu – sabe do que estou falando. Para nós, concurseiros, achar alguém para dar uma injeção de ânimo é a coisa mais rara... Mas para dar uma pedrada de pessimismo, ah!,,, para isso tem gente querendo entrar na fila!


Formei-me no ensino técnico em 2006. A partir daí, era entrar para a faculdade (para a qual eu não tinha dinheiro) ou ir trabalhar numa indústria e rezar para logo me aposentar.


Mas não era bem isso que eu queria para a minha vida... Almejava algo mais! Foi quando tive aquele “estalo”. - Vou estudar para concursos!


Em 2007, entramos - minha namorada e eu - no cursinho “Judiciário Básico” (aí que conheci o tão amado Direito e alguns dos melhores professores da minha vida!) e logo de cara fui prestar o concurso de Escrevente da capital... Tão óbvio que aquelas pessoas amargas e mesquinhas sempre, sempre me perseguindo... – Esquece! Você nunca irá passar! – Diziam elas... Mas, como concurseiro novato, ainda não me abalava. Ahhh! O resultado da prova? BOMBA!


Neste mesmo ano que comecei a estudar para concursos, prestei todos os que apareciam. Para se ter uma idéia, até hoje, chutando baixo, já gastei (eu e meu pai) mais de R$ 6.000,00, entre apostilas, livros, cursinhos, inscrições, transportes (inclusive aéreo, quando prestei TRT de Alagoas).


Não sei exatamente quantos concursos eu já prestei, mas, para se ter uma idéia, cito alguns: Câmara de Taubaté, de São José dos Campos e de São Paulo, Escrevente (Capital, São José e Amparo), Oficial de Justiça, PETROBRAS (São José dos Campos e Santos), Ministério Público, Defensoria Pública, TRF, TRT (São Paulo, Campinas e Alagoas), SABESP, Prefeitura de São José dos Campos e de São Bernardo do Campo, e vários outros... Vocês querem saber dos resultados não é!?!? Pois bem... BOMBA! Isso mesmo! BOMBA em todos... Vale ressaltar que aquelas queridas pessoinhas que tanto nos “impulsiona” para a derrota fizeram a festa. “– Está vendo?! É tudo combinado! Como você pode acreditar que um dia você irá passar!!??” Aí, enfim, o desânimo batia em minha porta...


Mas, contrariando qualquer forma de me pôr para baixo, Deus – vejam só -, nada menos que Deus, põe um filho em minha vida! E foi a partir de então, que mergulhei de vez nos livros, com um só objetivo: ser SERVIDOR PÚBLICO!


Estudei tanto, mas tanto, mas tanto... foram muitos, mas muitos finais de semana estudando... E, não querendo ser repetitivo, os “mui amigos” sempre me acompanhando. “- Você é bobo! Vai perder o fim de semana!? Estudar para quê?! Definitivamente você NÃO VAI PASSAR!!”


Enfim, aos trancos e barrancos, fui encarando melhor os desafios... Em 2009 prestei o concurso do CEETEPS, e enfim passei.... em janeiro comecei a trabalhar....mas como todos sabem, ser funcionário estadual já não é fácil e ainda não sendo o que eu queria.... tinha em minha mente que eu queria ser servidor do JUDICIÁRIO.... e desde o começo do ano eu fiquei matutando: - O concurso de Escrevente vai ser o meu concurso! O concurso de Escrevente vai ser o meu concurso.... E FOI!!! Hoje escrevo aqui um pouco mais aliviado, sabendo que tudo, mas tudo que eu fiz realmente valeu a pena. Agora é esperar ansioso pela tão sonhada nomeação e não parar de estudar! Vou fazer minha faculdade (Direito, é claro!) e ir prestando outros concursos na área...


Agradeço a Deus, à minha mãe e ao meu pai que tanto me ajudaram e me apoiaram (putz! Sem eles eu estaria, com o perdão da palavra, ferrado!), à minha eterna namorada Jú!, ao meu tão amado filho YAN, à minha sogra (não riam! É verdade!!) e a todos aqueles que sempre estiveram ao meu lado, não deixando eu sair fora do rumo (isso vale para TODOS os meus amigos!!!).


Agradeço também a todos que foram contra mim!! Vocês não sabem o quanto eu estou rindo de vocês agora!! Que Deus os ilumine!!


E agradeço, do fundo do coração, aos professores: Renata, André Lessa, Kazuo, e em especial ao Profº Fábio (Peculatoooo, peculatooo.... funcionário público é o infratoorrr.. D+!!!) e ao querido professor – e amigo – Douglas (sem demagogia, mas você é o CARA!!!)


P.S. 1: Para estudar, não vão na onda dos outros. Criem o seu próprio método!

P.S. 2: Agarrem nas mãos de Deus e nunca, mas nunca as soltem!

P.S. 3: Quer um bom amigo? Que seja concurseiro!

P.S. 4: Peçam o método infalível do Professor Douglas!

P.S. 5: O que está escrito no começo deste texto é um trecho de uma música. Ele diz: “Não deixe eles te porem para baixo... Segure firme... Abrace seus sonhos...”


É isso... abracem seus sonhos!!


Gabriel Neves

Um comentário:

Gislene disse...

Que legal Daniel, parabéns, é bom saber...que no final tudo poderá dar certo...ás vezes o desanimo bate á porta,mas é preciso não desistir...
mais uma vez...parabéns...