O enunciado da pergunta consta que:
“19. Considerando I – guardiãos, II – guardiães e III – guardiões, é correto afirmar que o plural masculino do termo guardiã, que ocorre no primeiro parágrafo, está devidamente expresso apenas em
(A) I
(B) II
(C) III
(D) I e III
(E) II e III”
A resposta que foi dada como correta pelo gabarito oficial publicado no dia 12 de setembro de 2.007 é a alternativa E.
O examinador usando a expressão "APENAS" no enunciado da questão, deu a entender que apenas uma alternativa estaria correta, quando na realidade tanto a alternativa E (guardiães e guardiões) como a B (guardiães) e também a C (guardiões) estão corretas.
A formulação da pergunta deixou dúvida quanto à resposta a ser dada, pois, a alternativa B ( II – guardiães) está devidamente expressando o plural masculino do termo guardiã. Assim como, a alternativa C ( III – guardiões) também expressa devidamente o plural masculino do termo guardiã.
ou
ou
A resposta que foi dada como correta pelo gabarito oficial publicado no dia 12 de setembro de 2.007 é a alternativa E.
Segundo o conceituado gramático Domingos Paschoal Cegalla o plural masculino do termo guardiã é guardiães, em sua obra “Novíssima Gramática da Língua Portuguesa”, 37ª edição, Editora Nacional.
O autor Luiz A. P. Victoria em sua obra “Fala e Escreve Corretamente a Tua Língua” Edições de Ouro, página 53, também, apenas cita o plural masculino do termo guardiã como sendo guardiães.
Um comentário:
Muito bom, estou com 5 questoes para questionar e ja achei as bibliografias, mas estava sem saber por onde começar..obrigada!
Postar um comentário