Meus caros amigos,
A pergunta do dia é a seguinte:
É melhor fazer para o concurso da Capital ou Interior?
Dúvidas surgiram porque no interior o número de concorrentes será infinitamente menor.
Apesar disso, a diferença no número de vagas é gritante; são 387 na Capital contra 1, 2 ou 3 vagas, dependendo da Circunscrição (grupo de cidades), no interior.
Logo, a conclusão inevitável: para ter chance de ser chamado no interior será necessário acertar 100% da prova; do contrário, fica muito complicado.
Na Capital, por outro lado, haverá mais candidatos, por óbvio, mas ainda assim me parece que as condições são mais favoráveis.
Vale lembrar que a nota de corte do Oficial de Promotoria (MPSP) da Capital foi 84% da prova, nota tirada pelo 1000º colocado e que no último concurso para escrevente foram chamados mais de 2000. A nota de corte no interior Taubaté foi 87%, ou seja, maior que a da Capital.
Tenho a sincera impressão de que é mais fácil passar na Capital e obter uma permuta ou transferência para a cidade que se deseja a passar direto no concurso do interior.
Além do mais, tenho uma história real para contar.
Um amigo foi escrevente no Fórum João Mendes Júnior no centro de São Paulo e morava em São José dos Campos (100 km de distância).
A rotina dele era a seguinte:
06h00 - um ônibus fretado (250 Reais por mês) na Avenida Nove de Julho (SJC), que o deixava às 08h00 no centro de São Paulo.
09h00 no Fórum;
17h00 - saía do trabalho e pegava o mesmo ônibus;
19h00 - chegada a São José;
19h15 - aula na faculdade em São José
22h30 - voltava para casa.
Dia seguinte: tudo de novo.
Ele fez e terminou a faculdade de Direito desse jeito e hoje é advogado de sucesso na Capital. Pediu exoneração do cargo de escrevente tão-logo se formou.
E assim la nave va.
3 comentários:
A nota de corte do MP da capital foi 84% e do interior, 87%.
Prof, foi vc mesmo que disse que o número de vagas sempre é muito maior do que o do edital...Logo, 1, 2 ou 3 vagas podem ser muito mais. Em SP concorreremos com muita gente preparada, já aqui o número é menor. Para o TRE foram setenta mil inscritos, para o MP 36 mil, e para o interior, foram apenas três a quatro mil por regional...
Diferença brutal...
Acho que em ambos os casos quem fizer menos de 90% roda.
Se o número de candidatos for de 70.000, dividido pelo nº de vagas que é de 379, fica mais ou menos 185 candidatos por vaga.
Postar um comentário