Está no site do Jornal dos Concursos a confirmação do concurso para oficial de justiça do Tribunal de Justiça de São Paulo.
Eu tenho dois palpites:
- sobre a organizadora, é lícito concluir que será a VUNESP, uma vez que realizou todos os últimos concursos do TJSP;
- sobre a escolaridade, se o TJSP publicar hoje o edital será nível médio; amanhã, é amanhã...
- sobre o programa, meu palpite é o seguinte:
PORTUGUÊS, de caráter eliminatório – 30 questões sobre ortografia oficial; conjugação de verbos; flexão de gênero, número e grau; regência e concordância; emprego de pronomes e crases; formas de tratamento; pontuação; análise sintática; orações e seus termos; coordenação e subordinação.
CONHECIMENTOS GERAIS – atualidades – 5 questões sobre fatos políticos, econômicos e sociais, ocorridos a partir do primeiro semestre de 2009.
MATEMÁTICA – 5 questões sobre as quatro operações com números inteiros, fracionários e decimais; sistema métrico (medidas de comprimento, área, volume, capacidade, massa e tempo); números pares e ímpares (primos e compostos); MMC e MDC; divisibilidade; juros e percentagem; razões e proporções, regras de três simples e composta; divisões proporcionais; sistema do 1º grau; potenciação; radiciação; equação do 2º grau.
É só um palpite, um chute, uma opinião puramente pessoal. Eu não tenho nenhuma fonte oficial ou não-oficial!!!
Sobre a matéria de Direito que pode cair no próximo concurso de oficial de justiça do TJSP, escreverei em breve.
É isso aí.
7 comentários:
Prof. acho que o Sr deveria usar de suas influências e tentar pedir o concurso para OJ para o presidente do tj ou para alguém q tenha contato com ele, pq se demorar muito realmente será dificil ser nivel medio. Conversa com o Diretor, sei lá, alguém do TJ daki e pede pra ele dar uma reforçada lá. Ajuda a gente prof.!!!!abr.
Caro Professor, o que é que você quis dizer com: se o TJSP publicar hoje o edital será nível médio; amanhã, é amanhã...
O edital está tão perto assim?
Professor, o que é que você quis dizer com: se o TJSP publicar hoje o edital será nível médio; amanhã, é amanhã...
O edital está tão perto assim?
Notícia importante para o TRT 15:
E o PL 4.533/2008 andou na Câmara dos Deputados...
COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO
PROJETO DE LEI No 4.355, DE 2008
Dispõe sobre a criação de cargos de provimento efetivo no Quadro de Pessoal da Secretaria do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região e dá outras providências.
Autor: TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO
Relator: Deputado ROBERTO SANTIAGO
I - RELATÓRIO
A proposta epigrafada consiste na criação de 230 cargos de provimento efetivo, sendo 78 de Analista Judiciário e 152 de Técnico Judiciário. A propositura partiu da Corte Regional Trabalhista sediada na cidade Campinas, Estado de São Paulo, e foi aprovada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho, pelo Tribunal Superior do Trabalho e pelo Conselho Nacional de Justiça.
A Justificativa lembra que o TRT da 15ª Região foi criado em 1986 e conta atualmente com 153 Varas do Trabalho para atender a 599 municípios do Estado de São Paulo (que tem 645 Municípios, no total), referência nacional de desenvolvimento econômico. Todavia, a despeito da edição sucessiva de leis dispondo sobre a criação de cargos, os quadros de magistrados e de pessoal são insuficientes para atender à crescente demanda por prestação jurisdicional.
O prazo regimental para apresentação de emendas a este Colegiado transcorreu sem que fosse oferecida qualquer sugestão de alteração do projeto, sujeito à apreciação conclusiva pelas Comissões.
II - VOTO DO RELATOR
É notória e generalizada a defasagem entre a estrutura do Poder Judiciário e a demanda por prestação jurisdicional. Esse problema se abate com maior intensidade sobre o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, sediado em Campinas e incumbido de atender a quase 600 municípios do Estado de São Paulo.
O Regional apontado, além de figurar entre as Cortes de maior movimentação processual do País, está entre aquelas em que a escassez de recursos mais compromete o andamento dos trabalhos. O Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça elabora, anualmente, importante estudo denominado “Justiça em Números”. Dentre os indicadores apurados, um dos mais relevantes é aquele a seguir descrito:
“A taxa de congestionamento é um índice que corresponde à divisão dos casos não sentenciados pela soma dos casos novos e dos casos pendentes de julgamento. Esse indicador mede se a Justiça consegue decidir com presteza as demandas da sociedade, ou seja, se as novas demandas e os casos pendentes do período anterior são finalizados ao longo do ano.”
A publicação mais recente, referente ao ano de 2007 , revela que, na Justiça de Trabalho, o TRT da 15ª Região apresenta a terceira maior taxa de congestionamento total, com 56,2%. Isso demonstra, inequivocamente, a procedência da proposta de criação de cargos.
Por todo o exposto, voto pela integral aprovação do Projeto de Lei nº 4.355, de 2008.
Sala da Comissão, em de de 2009.
Deputado ROBERTO SANTIAGO
Relator
fonte: www2.camara.gov.br
Eu estou confiante que saia realmente até junho, mas se vai ser nível médio, daí não tenho tanta aconfiança assim.
Prof. o que você acha dessa resposta dada ao cnj pelo tribunal...segue o link:
http://www.aojesp.org.br/TJ_resposta_CNJ.pdf
Eu intendi bem? Estão querendo transformar Escrevente em Oficial de Justiça?
Um abraço...
Postar um comentário