quinta-feira, 16 de abril de 2009

TJSP - OFICIAL DE JUSTIÇA

Está no site do Jornal dos Concursos a confirmação do concurso para oficial de justiça do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Eu tenho dois palpites:

- sobre a organizadora, é lícito concluir que será a VUNESP, uma vez que realizou todos os últimos concursos do TJSP;

- sobre a escolaridade, se o TJSP publicar hoje o edital será nível médio; amanhã, é amanhã...

- sobre o programa, meu palpite é o seguinte:

PORTUGUÊS, de caráter eliminatório – 30 questões sobre ortografia oficial; conjugação de verbos; flexão de gênero, número e grau; regência e concordância; emprego de pronomes e crases; formas de tratamento; pontuação; análise sintática; orações e seus termos; coordenação e subordinação.

CONHECIMENTOS GERAIS – atualidades – 5 questões sobre fatos políticos, econômicos e sociais, ocorridos a partir do primeiro semestre de 2009.

MATEMÁTICA – 5 questões sobre as quatro operações com números inteiros, fracionários e decimais; sistema métrico (medidas de comprimento, área, volume, capacidade, massa e tempo); números pares e ímpares (primos e compostos); MMC e MDC; divisibilidade; juros e percentagem; razões e proporções, regras de três simples e composta; divisões proporcionais; sistema do 1º grau; potenciação; radiciação; equação do 2º grau.

É só um palpite, um chute, uma opinião puramente pessoal. Eu não tenho nenhuma fonte oficial ou não-oficial!!!

Sobre a matéria de Direito que pode cair no próximo concurso de oficial de justiça do TJSP, escreverei em breve.

É isso aí.

7 comentários:

Anônimo disse...

Prof. acho que o Sr deveria usar de suas influências e tentar pedir o concurso para OJ para o presidente do tj ou para alguém q tenha contato com ele, pq se demorar muito realmente será dificil ser nivel medio. Conversa com o Diretor, sei lá, alguém do TJ daki e pede pra ele dar uma reforçada lá. Ajuda a gente prof.!!!!abr.

Rodrigo Ribeiro disse...

Caro Professor, o que é que você quis dizer com: se o TJSP publicar hoje o edital será nível médio; amanhã, é amanhã...
O edital está tão perto assim?

Rodrigo Ribeiro disse...

Professor, o que é que você quis dizer com: se o TJSP publicar hoje o edital será nível médio; amanhã, é amanhã...
O edital está tão perto assim?

Anônimo disse...

Notícia importante para o TRT 15:

E o PL 4.533/2008 andou na Câmara dos Deputados...
COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO
PROJETO DE LEI No 4.355, DE 2008
Dispõe sobre a criação de cargos de provimento efetivo no Quadro de Pessoal da Secretaria do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região e dá outras providências.
Autor: TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO
Relator: Deputado ROBERTO SANTIAGO
I - RELATÓRIO
A proposta epigrafada consiste na criação de 230 cargos de provimento efetivo, sendo 78 de Analista Judiciário e 152 de Técnico Judiciário. A propositura partiu da Corte Regional Trabalhista sediada na cidade Campinas, Estado de São Paulo, e foi aprovada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho, pelo Tribunal Superior do Trabalho e pelo Conselho Nacional de Justiça.
A Justificativa lembra que o TRT da 15ª Região foi criado em 1986 e conta atualmente com 153 Varas do Trabalho para atender a 599 municípios do Estado de São Paulo (que tem 645 Municípios, no total), referência nacional de desenvolvimento econômico. Todavia, a despeito da edição sucessiva de leis dispondo sobre a criação de cargos, os quadros de magistrados e de pessoal são insuficientes para atender à crescente demanda por prestação jurisdicional.
O prazo regimental para apresentação de emendas a este Colegiado transcorreu sem que fosse oferecida qualquer sugestão de alteração do projeto, sujeito à apreciação conclusiva pelas Comissões.
II - VOTO DO RELATOR
É notória e generalizada a defasagem entre a estrutura do Poder Judiciário e a demanda por prestação jurisdicional. Esse problema se abate com maior intensidade sobre o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, sediado em Campinas e incumbido de atender a quase 600 municípios do Estado de São Paulo.
O Regional apontado, além de figurar entre as Cortes de maior movimentação processual do País, está entre aquelas em que a escassez de recursos mais compromete o andamento dos trabalhos. O Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça elabora, anualmente, importante estudo denominado “Justiça em Números”. Dentre os indicadores apurados, um dos mais relevantes é aquele a seguir descrito:
“A taxa de congestionamento é um índice que corresponde à divisão dos casos não sentenciados pela soma dos casos novos e dos casos pendentes de julgamento. Esse indicador mede se a Justiça consegue decidir com presteza as demandas da sociedade, ou seja, se as novas demandas e os casos pendentes do período anterior são finalizados ao longo do ano.”
A publicação mais recente, referente ao ano de 2007 , revela que, na Justiça de Trabalho, o TRT da 15ª Região apresenta a terceira maior taxa de congestionamento total, com 56,2%. Isso demonstra, inequivocamente, a procedência da proposta de criação de cargos.
Por todo o exposto, voto pela integral aprovação do Projeto de Lei nº 4.355, de 2008.
Sala da Comissão, em de de 2009.
Deputado ROBERTO SANTIAGO
Relator

fonte: www2.camara.gov.br

Rodrigo Ribeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Eu estou confiante que saia realmente até junho, mas se vai ser nível médio, daí não tenho tanta aconfiança assim.

Anônimo disse...

Prof. o que você acha dessa resposta dada ao cnj pelo tribunal...segue o link:

http://www.aojesp.org.br/TJ_resposta_CNJ.pdf

Eu intendi bem? Estão querendo transformar Escrevente em Oficial de Justiça?

Um abraço...