www.youtube.com/profdouglasoficial - instagram: @professor.douglas - twitter: @profdouglas_
terça-feira, 29 de abril de 2008
Organizadora do TRT-SP
Neste momento, o TRT-SP aguarda instruções do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a necessidade ou não de licitação no caso em questão.
É isso aí.
segunda-feira, 28 de abril de 2008
Alteração de Horário
Turma TRT/Oficial de Justiça Noite
Segunda (Hoje) - D. Constitucional - aula 7/7
Quarta - D. Constitucional - Exercícios
De volta...
Já estou de volta e ao trabalho.
A Prof.ª Maristela (Lindinha) acabou de me ligar dizendo que está impedida de lecionar nesta noite, razão pela qual, ao que tudo indica, estarei eu em seu lugar para ministrar a sétima aula de Direito Constitucional para a turma TRT/Oficial de Justiça SJC Noite.
Confirme o horário antes de sair de casa (3909-5800) e não esqueça a Constituição Federal.
Obrigado,
Douglas.
Petrobrás
TEMA: Concurso para Petrobrás
3ª feira às 19h30 - 29/04
4ª feira às 8h30 - 30/04
Faça sua reserva pelo tel: (012) 3909-5800
sábado, 26 de abril de 2008
sexta-feira, 25 de abril de 2008
Liberte, Igualite, Fraternite
quinta-feira, 24 de abril de 2008
Petrobras
Mais informacoes:
www.unicursos.com.br
Igualdade II
Sao 1000 vagas, das quais 100 para mulheres.
A remuneracao durante o curso de formacao e' de R$ 840,00.
Na prova cairao questoes de Lingua Portuguesa (30), Matematica (20), Geografia do Brasil e do Amazonas (15) Historia do Brasil e do Amazonas (15).
Petrobras
E' a aplicacao do principio da isonomia, no sentido material - e nao apenas formal -, para garantir a igualdade entre todos, ou seja, igualar os desiguais.
E' isso ai'.
Bons estudos.
Das Lied Von Der Erde - A Cancao da Terra
quarta-feira, 23 de abril de 2008
AGVLAM
Afinal, e' livre o direito de associacao para fins licitos, vedada a de carater paramilitar. E' o que diz a Constituicao Federal da Republica Federativa do Brasil.
Desculpem-me pela falta de acentos. Nao disponho aqui de computador com teclado e/ou configuracao para o portugues.
Ca Ira
A proposito da Revolucao Francesa, tirada da opera "'Ca Ira" de Roger Waters, ontem no XII - Festival Amazonas de Opera.
terça-feira, 22 de abril de 2008
Manaus
No centro da cidade encontrei apostilas para soldado da Policia Militar do Amazonas e TRE-AM.
Digitacao
Deixem seus comentarios.
segunda-feira, 21 de abril de 2008
Ariadne Auf Naxos
Opera “Ariadne Auf Naxos” de Richard Strauss, ontem no XII Festival Amazonas de Opera.
domingo, 20 de abril de 2008
Férias
Estarei em Manaus e adjacências de 20 a 27.4.2008.
Passarei uns dias na Selva e irei ao XII Festival Amazonas de Ópera.
Não sei se será possível atualizar este espaço diariamente. Por isso, desde já, recomendo a leitura dos blogs atualizadíssimos dos amigos abaixo mencionados:
Blog do Prof. Fábio
Concurseiro Solitário
Domingo 20/04 |
O Mordono – Caio Ferraz Direção Musical e Regência: LUIZ FERNANDO MALHEIRO Participação |
Maria Marianne / The voice of Liberty/Reason and The Republic - Carmen Monarcha Direção Musical e Regência: LUIZ FERNANDO MALHEIRO Participação |
Denise de Freitas – mezzo-soprano Direção Musical e Regência: LUIZ FERNANDO MALHEIRO Participação |
Maria Marianne / The voice of Liberty/Reason and The Republic - Carmen Monarcha Direção Musical e Regência: LUIZ FERNANDO MALHEIRO Participação |
O Mordono – Caio Ferraz Direção Musical e Regência: LUIZ FERNANDO MALHEIRO Participação |
Programa: |
sábado, 19 de abril de 2008
Concursos Abertos e Imperdíveis
TRT-RJ (Tribunal Regional do Trabalho)
CEF - Caixa Econômica Federal
Banco do Brasil
STF - Supremo Tribunal Federal
Correios (SP)
Próximos Concursos
STJ - Superior Tribunal de Justiça
TRT 2ª Região (SP)
* o processo seletivo da PRF - Polícia Rodoviária Federal foi retomado...
Nomeações no MP-SP
Muitas felicidades na nova fase!
sexta-feira, 18 de abril de 2008
Concurseiro Solitário
O artigo que escrevi sobre como foi a prova prática de digitação do TJSP que prestei no último domingo gerou uma certa controvérsia. Acho que dois pontos não podem ficar sem esclarecimento e para isso vou aproveitar as perguntas de dois colegas concurseiros que me foram enviadas.
1 - Não entendi seu texto no site do professor Douglas. Como assim seu texto foi fácil sobre arqueologia pré-hispânica???? Fiz esta prova, meu texto não era sobre arqueologia pré-hispânica. Não foi curto, muito menos deu para revisar 2 vezes. E tinha sim, muitos acentos, números e etc.... Quer dizer que a VUNESP, aplica textos diferentes. ISSO É UMA S-A-C-A-N-A-G-E-M. Vou botar a boca no mundo.
Não acho que isso seja um problema. Vejam bem. Foram várias turmas fazendo prova do mesmo, cada uma em um horário (assim como vai acontecer nesse domingo para outras circunscrições). Os textos foram retirados da Internet, com toda certeza. Se fosse o mesmo texto para todas as turmas de candidatos, um candidato que fez prova na primeira turma da manhã poderia muito bem memorizar uma passagem, ir a um cybercafé, localizar o texto na Internet e repassar para todos os outros concurseiros que fariam prova posteriormente, os quais, por sua vez, poderiam ficar uma ou duas horas digitando o tal texto no mesmo cybercafé e na hora de fazerem sua prova nem precisariam olhar para o texto impresso, já o teriam memorizado e poderiam digitá-lo de olhos vendados.
Não acredito que a Vunesp faria a bobagem de aplicar textos de dificuldades diferentes nessa prova, correndo o risco de ter de repetir a prova por decisão judicial. Acredito, sim, que os textos tiveram o mesmo nível de dificuldade, apesar de serem diferente.
Finalmente, porém não menos importante, vale lembrar que a destreza do digitador independe do texto que tem de digitar. Fica claro pelo edital que os candidatos têm de ter destreza para digitar qualquer texto dentro do limite de caracteres previsto e que sejam em língua portuguesa.
Mas ainda me restou uma dúvida, cai muito termo em inglês e números nesse tipo de prova?
No meu texto não tinha números, mas haviam várias nomes em inglês e algumas palavras de uso pouco comum, mas nada que fosse um problema. Não se preocupem com isso, vão fazer a prova com calma e tranqüilidade, é isso que importa.
Provas Anteriores
vagas: 40
remuneração: R$ 450,00
78. Alexandre, Bianca e Fernanda participaram de que edição do programa Big Brother Brasil?
a) BBB5;
b) BBB6;
c) BBB7;
d) BBB8;
79. Que famoso casal "global" anunciou, recentemente, o fim do casamento?
a) Tarcísio Meira e Glória Menezes;
b) Lázaro Ramos e Taís Araújo;
c) Luciano Huck e Angélica;
d) Rodrigo Hilbert e Fernanda Lima;
Deixe suas respostas na opção "comentários" abaixo. Boa sorte.
Nível Superior em Contabilidade
TRT 2ª Região - Semana Decisiva
1) Se for tomada a decisão pela realização de licitação para a escolha da organizadora o edital sairá em junho.
2) Se for dispensada a licitação, o edital sai em maio.
CEF
Aproveitem! Inscrições a partir de 9 de maio p.f.
Aulas
Amanhã - sábado - 08h30 às 17h30 - Unicursos - Administração Pública I e II; Simulados/Exercícios;
Feriados?
Feriado é dia de estudar 8 horas líquidas.
quinta-feira, 17 de abril de 2008
TRT15 x TRT2
TRT 2ª Região - Cargo: Técnico Judiciário - Área Administrativa - O que caiu no último concurso?
CONHECIMENTOS GERAIS
Português
Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ocorrência de crase. Pontuação. Redação (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas). Intelecção de texto.
Matemática
Números inteiros: operações e propriedades; múltiplos e divisores; problemas. Números racionais: operações e propriedades; problemas envolvendo as quatro operações nas formas fracionária e decimal. Números e grandezas proporcionais; razões e proporções; divisão proporcional; regra de três (simples e composta); porcentagem. Juros e desconto simples. Funções de 1º e 2º graus; gráficos; equações e inequações do 1º e 2º graus; sistemas métricos; decimal e não decimal.
Noções de Microinformática
Computadores PC. Redes. Internet. Armazenamento de dados. MS Windows. Editores de texto e planilhas de cálculo.
Noções de Direito Administrativo
Princípios Básicos da Administração Pública. Atos Administrativos: conceito; requisitos; atributos; discricionariedade e vinculação; Anulação e Revogação. Lei nº 8.666, de 21/06/1993, e alterações posteriores (Lei de Licitações e Contratos Administrativos). Lei nº 8.112, de 11/12/1990, e alterações posteriores (Regime Jurídico dos Servidores Públicos): Das Disposições Preliminares; Do Provimento; Da Vacância; Do Vencimento e da Remuneração; Das Férias; Do Direito de Petição; Dos Deveres; Das Proibições; Da Acumulação; Das Responsabilidades; Das Penalidades.
Noções de Direito Constitucional
Dos Princípios Fundamentais. Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos. Dos Direitos Sociais. Da Organização Político-Administrativa. Da União. Do Poder Legislativo: Do Congresso Nacional; Do Processo Legislativo; Da Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária. Do Poder Executivo: Do Presidente e do Vice-Presidente da República. Do Poder Judiciário.
Noções de Direito do Trabalho
Aspectos Gerais: Conceito de Empregado e de Empregador. Das Normas Gerais de Tutela do Trabalho: Da Identificação Profissional (Da Carteira de Trabalho e Previdência Social); Da Duração do Trabalho; Do Salário Mínimo; Das Férias Anuais: Do Direito a Férias e da sua Duração; Da Concessão e da Época das Férias; Das Férias Coletivas; Da Remuneração e do Abono de Férias; Do Início; da Prescrição. Do Contrato Individual do Trabalho: Disposições Gerais; Da Remuneração; Da Alteração. Da Justiça do Trabalho.
TRT15 x TRT2
PORTUGUÊS
Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ocorrência de crase. Pontuação. Redação (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas). Intelecção de texto. Significação literal e contextual de vocábulos.
Noções de Direito Constitucional
Dos Princípios Fundamentais (arts. 1º ao 4º). Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos (art. 5º). Dos Direitos Sociais (arts. 6º a 11). Da Nacionalidade (arts. 12 e 13). Da Organização do Estado (arts. 18 e 19). Da União (arts.
Regime Jurídico do Funcionalismo Federal
Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei n.º 8.112/90) e as alterações estabelecidas pela Lei n.º 9.527/97 e outros diplomas legais): Do Provimento e da Vacância do cargo público (arts. 5º a 35). Dos Direitos e Vantagens: Do Vencimento e da Remuneração (arts.
Noções de Direito Civil
Código Civil: Das pessoas: Pessoas Naturais (arts. 1º ao 9º). Pessoas Jurídicas: Pessoas jurídicas de direito público e de direito privado (arts.
Noções de Direito Processual Civil
Código de Processo Civil: Noções da Jurisdição e da Ação (arts. 1º ao 5º). Das Partes e dos Procuradores (arts. 7º, 8º, 9º, 12, 14, 15, 16, 19, 20, 36, 37, 38, 39 e 40). Do Ministério Público (arts.
Noções de Direito do Trabalho
Aspectos Gerais. Definição e Fontes do Direito do Trabalho. Aplicações dos preceitos da C.L.T: Conceito de Empregado e Empregador (arts. 2º, 3º e 7º). Prescrição (art. 11). Duração do Trabalho: da jornada de trabalho (arts.
Noções de Direito Processual do Trabalho
Aspectos gerais. Princípios Gerais Aplicáveis ao Processo Trabalhista. Aplicação Subsidiária do Código de Processo Civil. Consolidação das Leis do Trabalho: Do Processo Judiciário do Trabalho (arts.
quarta-feira, 16 de abril de 2008
Música da Noite
Ontem, depois da aula, fui ao Barzinho "Retrato Brasileiro" e lá a música mais bonita tocada ao vivo pelo grupo da casa foi "Chovendo na Roseira".
Depoimentos dos Aprovados!
Comecei a estudar na Unicursos em 2005. Depois de 1 ano de estudo, começaram os concursos. O primeiro foi o da polícia civil, e fui aprovada, mas não quis exercer. A matéria era relativamente fácil pra mim, então pensei que todos os demais seriam assim. Até que fui reprovada para oficial de promotoria da capital. Tirei 8,3 e ainda fiquei por um ponto! Puxa, aquele dia foi muito triste, todos aqueles sentimentos negativos como incapacidade, derrota, desânimo tomaram conta de mim...
Mas passou, porque tem que passar, não é mesmo?
Então percebi que tinha que dar tudo de mim, senão não chegaria a lugar nenhum, e comecei a estudar de verdade.
Começaram as aprovações:
Primeiro para Oficial de Promotoria de Taubaté, em seguida Escrevente-Mogi, Escrevente-SJC, TRF e finalmente Escrevente-Caraguá.
Todas as colocações, graças a Deus, foram muito boas e agora espero ser nomeada. Muitas pessoas me perguntam como faço pra tirar notas tão altas. É lógico que estudo bastante, mas não é só isso... Eu estudo pra tirar DEZ, acredito na vitória e é assim que devemos pensar. De nada adianta estudar, assistir às aulas se não acreditarmos em nós mesmos e não pensarmos positivamente.
Todos temos capacidade de chegar lá. É preciso disciplina, perseverança, força de vontade, e, principalmente, ALEGRIA, o combustível pra enfrentar esta batalha. Pra quem não passou desta vez, sem desânimo, tudo tem seu tempo, e devemos dar um passo de cada vez.
Muito obrigada, Douglas, pela força e pelo carinho de SEMPRE.
Boa sorte a todos!
Simone Hartmann
Resultados:
Polícia Civil - 2005 - 10º lugar
Oficial de Promotoria Taubaté - 2006 - 29º lugar
TRF - 2007 - 52º lugar
Escrevente Mogi das Cruzes - 2007 - 2º lugar
Escrevente São José dos Campos - 2007 - 7º lugar
Escrevente Caraguatatuba - 2007 - 3º lugar
Petrobrás (de novo)
2582 vagas
60 cargos
1517 nível médio
1065 nível superior
até R$ 4.798,64
Inscrições de 17 a 29 de abril p.f.
Taxa R$ 27,00 e R$ 40,00
Não percam!
segunda-feira, 14 de abril de 2008
Concurseiro Solitário
Aproveitem e visitem a página.
A aterrorizante prova prática do TJSP

Você não imagina como essa prova prática de digitação é difícil. Estou traumatizado até hoje com a experiência e acho que nunca vou me recuperar totalmente.
Eu e outros cinqüenta candidatos fomos levados para uma sala escura, pequena, gelada, abafada. Os fiscais, que mais se pareciam carrascos nazistas de um campo de concentração, nos deram apenas 30 segundos para praticar em uns computadores velhos com teclados com as letras todas trocadas de lugar e de cabeça para baixo. Ninguém teve coragem de reclamar. Um minuto depois começou a prova. Tivemos dez minutos para digitar um texto cheio de símbolos, números, acentos e até uma equação de física quântica.
O maior problema é que não se podíamos encostar o dedo em nenhuma tecla senão as de letras e número. Alguns candidatos tiveram o azar de relar nas teclas control, enter, alt ou delete e quando fizeram isso um alarme começa a tocar no computador deles, a tela fica vermelha com um “candidato desclassificado” piscando. Nisso entravam seguranças na sala, usam uma pistola de choque para imobilizar os candidatos e os levavam arrastados para fora.
Não, esse não é parte do roteiro de um filme de terror, mas uma descrição não muito diferente das feitas por muitos candidatos na Internet sobre as provas práticas de digitação aplicadas em vários concursos públicos. Quem lê esses relatos se assusta com a dificuldade da prova, fica desesperado, acha que não vai dar para passar.
Tudo bobagem. Nesse domingo fiz a prova prática de digitação para o cargo de escrevente do TJSP em Guaratinguetá (SP) e o que vivenciei foi muito diferente, muito mais tranquilo.
A prova foi realizada nos laboratório de informática do campus da Unesp da cidade. Meu grupo tinha vinte candidatos. Fomos levados primeiramente para uma das salas do laboratório, onde havia duas bancadas voltadas para as paredes, cada uma com dez computadores comuns, com teclados comuns, mouses comuns.
Nos computadores havia instalado um programinha simples para a realização da prova. Basicamente havia somente um campo para digitar o texto, como na figura abaixo. Tivemos três minutos para praticar no programinha, digitando qualquer coisa que quiséssemos.

O texto que recebi era simples. Um artigo curto sobre arqueologia pré-hispânica, como os encontrados em revistas semanais como a Veja ou Época. Os doze minutos disponíveis foram suficiente para que eu digitasse o texto e revisasse por duas vezes procurando por possíveis erros de digitação.
Ao final do tempo, fomos instruídos a clicar num ícone “finalizar” na parte inferior da tela, que fechou o programa. Os textos digitados foram então impressos e cada um assinou a folha onde estava o texto que digitou.
Pronto, foi somente isso. Tudo muito simples, prático, normal.
Três constatações:
1 – A maioria dos candidatos estava nervosa. Gente tensa, olhando os outros candidatos como se eles fossem recordistas de digitação.
2 – Ninguém conversava, ninguém sorria, todo mundo parecia estar indo para o paredão de fuzilamento.
3 – Tanto na hora da treino quanto da prova, a maioria dos candidatos dispararam a digitar como metralhadoras assim que era dada autorização para começar a digitar, mas poucas linhas depois “perdiam o fôlego” quando descobriam que o número de erros não compensava a velocidade dos dedos.
Três dicas:
1 – Vá tranqüilo para a prova. Claro que vai haver gente que digita mais rápido que você, como também haverá quem digita mais lentamente. O que importa não é terminar de digitar no menor tempo possível, mas digitar com o mínimo de erros no tempo dado.
2 – Não adianta fazer cara de mau antes da prova. Isso não vai te dar nenhuma vantagem competitiva. Aproveite para conhecer seus colegas de prova, converse um pouco, pense que você está conversando com futuros colegas de trabalho. Isso vai ajudar a relaxar e ajudará na hora H.
3 – Mais uma vez, em provas assim o que importa é minimizar os erros, portanto, digite com tranqüilidade, numa velocidade constante e mais preocupado em não errar do que em ser ultra-super-híper-mega rápido.
As perguntas que não querem se calar
“Na prova para escrevente do TJSP posso voltar e consertar meus erros? Se puder, é permitido usar a tecla backspace ou a tecla delete?”
Sim, pode consertar seus erros, tanto durante a digitação quanto depois. Para isso é possível tanto usar a tecla backspace quanto a tecla delete, fica ao gosto de cada candidato.
“Posso usar régua para ajudar a não me perder no texto que deve ser digitado?”
Pode, sim. Eu usei uma pequena régua amarela que ajudou bastante.
“É verdade que se apertar as tecla de control, alt e enter o programa da prova trava?”
Não sei se trava, mesmo porque não apertei essas teclas. Mas segundo o fiscal que estava orientando minha turma de prova, essas teclas estariam inclusive desconfiguradas (não funcionariam se pressionadas), mas na dúvida, cuidado para não as apertar.
“Tem um reloginho na tela do computador mostrando quanto tempo falta para terminar a prova?”
Se tinha, não vi. Mas vi muita gente de olho no relógio de pulso. Eu, particularmente, não me preocupei muito com o tempo, mesmo porque digito rápido e com todos os dedos.
“Como posso praticar para essa prova?”
Tem gente que andou comprando uns programinhas de digitação para essa finalidade, o que acho ser uma grande bobagem. Basta usar o Wordpad do próprio Windows.
Pegue uma notícia de jornal online ou no site da Revista Veja com aproximadamente 1.750 caracteres (no Word tem uma ferramenta para contar caracteres do texto) e digite no Wordpad sem pular linhas, tudo num único bloco de texto. Use um relógio para marcar o tempo de doze minutos. Pronto, assim dá para praticar tranquilamente.
Resumo da ópera – Prova prática de digitação não tem segredo. Se você sabe digitar relativamente bem, não terá problemas. O que pode, sim, ser um grande problema é se deixar levar pela ansiedade e medo, o que pode comprometer seu desempenho. Tranqüilidade é a melhor receita para ter sucesso nesse tipo de prova.
———«»———«»———«»———
Não deixe de visitar o blog do Concurseiro Solitário. Lá você encontrará diariamente artigos de motivação, dicas de estudo, orientação e muito mais.
Foi dada a "largada oficial" para o TRT-SP
O concurso foi confirmado, sua realização é certa, a Dra. Diretora de RH do Tribunal disse que os interessados devem ter por base o último edital, de sorte que agora só falta você!
Tá esperando o que meu amigo?
domingo, 13 de abril de 2008
Amanhã vai ser outro dia...
Praia Punta de Lobos, município de Pichilemu, Chile.
Foto tirada por mim por volta das 20h45 do dia 23.12.2007.
Amanhã é a largada oficial para quem deseja uma vaga no TRT-SP.
O edital do concurso mais recente está abaixo e
só não vai começar a estudar quem não quiser, não é mesmo?
O que você está esperando?
Ah.. só para lembrar, não conheço outro cargo de nível médio que paga até R$ 4.000,00 mil e que no último concurso chamou mais de 1000 candidatos. É coisa rara. Chance única.
Aproveite!
sábado, 12 de abril de 2008
Atenção Caraguatatuba e Litoral Norte
Curso Preparatório p/
Técnico do TRT-SP (2ª Região)
(concurso confirmado, leia abaixo)
Início: 26/4/2008, às 08h00
Mais informações:
Simone Hartmann
(12) 9758-4989
sexta-feira, 11 de abril de 2008
Novíssimo Concurso - STF
a) 77 para Técnico Judiciário - nível médio - R$ 3.323,52
b) 111 para Analista Judiciário - nível superior - R$ 5.484,08
Inscrições: de 5 a 27 de maio p.f.
Taxa: R$ 40 (técnico) e R$ 60 (analista).
Provas: 6 de julho p.f
Organização: CESPE/UNB
Últimas Nomeações do TRT 2ª Região
REMUNERAÇÃO INICIAL
Analista Judiciário R$ 5.484,08 + R$ 59,87 (VANTAGEM PECUNIÁRIA INDIVIDUAL)
Técnico Judiciário R$ 3.323,53 + R$ 59,87 (VANTAGEM PECUNIÁRIA INDIVIDUAL)
OBS: A VALIDADE DESTE CONCURSO EXPIROU EM 05 DE ABRIL DE
2008.
Técnico Judiciário
Área Administrativa
1058º, 1059º, 1060º Colocados
Analista Judiciário
Área Judiciária
390º, 391º, 392º Colocados
Analista Judiciário
Área Administrativa 156º Colocado
Serviço de Recrutamento de Pessoal -
Última atualização SP, 11.04.2008
Concurso TRT2 - Confirmado!!
Chegou a hora de largar tudo e começar a se preparar pra valer. O concurso do TRT-2ª Região foi autorizado e confirmado no site do próprio tribunal, conforme a nota que segue, para este semestre.
Aproveite para ler o depoimento de mais uma aprovada: Priscila Sampaio conta tudo sobre o que e como fez para passar em 6º no último concurso para Escrevente de Guaratinguetá.
Últimas Notícias - 09/04/2008
Autorizado Concurso Público para Servidor do TRT-SP
Concurso para Servidor do TRT-SP
O Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-SP) autorizou a realização, ainda este ano, de concurso público para provimento de cargos pertencentes ao Quadro Permanente de Pessoal de sua Secretaria.
Serão abertas inscrições para Técnico Judiciário – nível médio, com salário inicial de R$ 3.323,53 e Analista Judiciário – nível superior, cujo salário inicial é R$ 5.484,08. Além do salário, o TRT-SP oferece benefícios: auxílio-transporte, auxílio-alimentação, PRODERH, auxílio-creche e plano de saúde subsidiado.
Ainda não estão definidas as datas para início das inscrições, nem datas prováveis para as provas, mas estima-se que o concurso ocorrerá ainda no primeiro semestre de 2008.
Interessados em iniciar a preparação para as provas poderão se basear no Edital do concurso anterior, lembrando que o candidato deverá atentar para alterações na legislação ocorridas desde aquela data, entre elas a Resolução nº 47/2008 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho.
fonte: http://www.trt2.gov.br/
Clique na opção "comentários" e veja o edital do último concurso!
Depoimentos dos Aprovados!
Querido Professor!
Venho de todo o coração e com a maior felicidade do mundo deixar meu testemunho neste ilustre blog. Vou tentar resumir meu depoimento, pois diante da enorme felicidade facilmente ficaria escrevendo por longas horas.
Primeiramente quero agradecê-lo por toda a dedicação, empenho, paciência, e apoio dispensados a mim e a todos os seus alunos. Não há no mundo o que pague esse tipo de dedicação. Até mesmo porque você foi um dos responsáveis pela manutenção de minha confiança ao acreditar na minha capacidade. OBRIGADA!
Vamos então ao depoimento... espero que ajude outras pessoas a confiarem em si mesmos e acreditarem que todo esforço será recompensado!
A história começou bem antes da faculdade, já entrei na mesma com intenção de prestar concursos, mas por conta do meu serviço na época, de promotora de financiamentos bancários, não sobrava tempo nem mesmo para assistir as aulas da faculdade. Quase sempre chegava atrasada, mas, na época, precisava do serviço para bancar meus estudos, então me sujeitei a ele e larguei os concursos de lado.
Depois de formada, mudei meus objetivos, passei a desejar exercer a atividade advocatícia, assim estudei muito, prestei a OAB e consegui a tão sonhada e difícil carteirinha.
Até fiquei empolgada no início com essa nova atividade, mas logo percebi que não era bem isso o que eu queria. Percebi que havia me distanciado de meus objetivos iniciais, então resolvi começar a prestar concursos.
Comecei fazendo alguns ali, outros aqui, mas sempre sem preparação, estudando apenas quando saía o edital ou até semanas antes da prova, caindo literalmente de pára-quedas nos concursos, nunca conseguindo resultados expressivos.
Até que em agosto de 2006 resolvi assumir essa idéia, e, mesmo com curso superior (o que muitas vezes atrapalha em vez de ajudar), comecei um cursinho para oficial de promotoria no Unicursos. Trabalhava o dia todo, e à noite assistia às aulas. Nos fins de semana, quando não tinha aula, estudava, mas sem muito afinco. Fato este que me fez conseguir uma nota média neste concurso, porém abaixo da nota de corte, mas que me demonstrou a possibilidade de conseguir uma nota melhor.
Continuei estudando em casa, mas sem tanta concentração, afinal não é fácil ficar horas lendo e fazendo exercícios com o som do Jornal Nacional de fundo ou o vizinho cantando a mais nova música sertaneja das rádios.
Assim prestei outros concursos, tanto de nível superior como de nível médio, em cargos e áreas diferentes e em todos obtinha resultados medianos, mas nunca suficientes para uma classificação.
Por várias vezes pensei que estava perdendo tempo, que tudo era armado e que estava buscando algo impossível. Pensei em desistir, mas fui impedida de cometer essa loucura pelas pessoas queridas ao meu redor, que acreditavam em mim e confiavam na minha capacidade.
Foi quando começaram a ser divulgados concursos para escrevente em várias comarcas, e pensei: é a minha chance!
Admiti pra mim mesma que estaria então entrando numa guerra comigo mesma, mas que eu não desistiria daquilo até conseguir passar numa boa classificação.
Passei então a focar meus estudos, só prestava concursos do mesmo cargo ou que tinham a mesma matéria, para não desviar os estudos. Bolei uma estratégia de estudo, montei planilhas de horas e matérias que deveriam ser vistas e tentei cumpri-las na risca. Comecei com poucas horas de estudo e conforme o tempo passava ia aumentando gradativamente a quantidade de horas.
Confesso que não foi nem um pouco fácil! Tornei-me uma pessoa totalmente anti-social, nenhum dos meus amigos me convidava para sair. Festas? Nem era convidada mais. Recebia cobranças intermináveis de familiares e amigos por ter me tornado “anti-social”, sem mencionar o namorado. Sim, eu tinha namorado. Como sobreviveu? Com muito respeito e compreensão. Quem ama respeita!
E os feriados prolongados então, várias possibilidades de viagens, inúmeras propostas tentadoras, inclusive com aquele bordão: Você está estudando muito, merece um descanso! Era tentador, mas eu não conseguia, eu tinha sede de vitória e sabia do que precisava para consegui-la. Eu pensava: enquanto estarei viajando alguém estará estudando e passando a minha frente. Não posso deixar isso acontecer!
E é verdade, prestei para escrevente em Santos e não entrei dentro da nota de corte por 1 ponto, um pontinho apenas, isso apenas me tornou ainda mais sedenta pela conquista. Assim intensifiquei ainda mais os estudos.
Então prestei para escrevente do TJ Capital e consegui uma boa nota, e uma classificação mediana, fiquei em 1050º lugar. Mais uma vez retornei aos estudos. Não parei de estudar, estudei continuamente entre todos os concursos prestados.
Prestei então para escrevente de São José, o local que eu mais queria, minha garra e força de vontade aumentaram e consegui ter um aumento na nota que me deixou no 28º lugar, mas ainda assim, para mim, não era suficiente.
Continuei estudando e nos meses anteriores a prova de Guaratinguetá já estava com uma carga horária de estudos bem puxada, mas eu nem sentia.
Importante frisar que nunca abandonei o trabalho, afinal precisava dele para manter meus estudos. Desse modo, nos últimos meses que antecederam a prova para escrevente de Guaratinguetá, trabalhava das 9:00 as 18:00hs, chegava em casa por volta das 18:30, comia algo, tomava banho e iniciava os estudos as 19:00hs, dava um intervalo de 15 minutos a cada 1 hora para descanso e manter a concentração, parava de estudar apenas as 23:30 da noite, pois também precisava de uma boa noite de sono para trabalhar no dia seguinte.
Aos sábados começava os estudos as 8:00hs da manhã, parava ao meio dia para almoço, retornava as 13:00hs, parava novamente as 19hs para lanche/banho, e se tivesse pique retornavas as 20hs e ficava até as 22hs.
Aos domingos iniciava as 9:00hs da manhã, almoçava das 13hs, retomava os estudos as 14hs e parava as 17:30hs, sempre dando intervalos de 15 minutos a cada 1 hora, para não ficar cansativo e não perder a concentração, eis que esse sempre foi um dos meus piores problemas para estudo.
Apesar do horário ser puxado não era ruim, você se habitua com os estudos e sem perceber vai aumentando a carga horária. Cheguei ao ponto de sentir falta dos estudos se eu ficasse apenas 30 minutos longe deles. Pra onde eu ia levava um caderninho ou um livro de exercícios.
Sempre tinha em mente que TODO ESFORÇO É COMPENSADO! E que esse esforço valia a pena. Só de pensar na estabilidade, nas férias, no pagamento garantido no final do mês, entre outros benefícios, ganhava força e coragem para seguir em frente sem olhar para trás.
E foi assim que cheguei até aqui, que fui surpreendida hoje, através de uma classificação prévia efetuada pelos colegas do Fórum PCI, de que eu fiquei empatada entre o 5º e o 6º lugar, entre as vagas previamente definidas no edital.
Não tenho como explicar a sensação que eu tive! Uma felicidade enorme invadiu o meu ser e eu não conseguia nem mesmo dar a notícia pra conhecidos. Minha meta foi alcançada, eu consegui!
Por isso posso dizer aos meus colegas de estudos e todos aqueles que estão já algum tempo ou simplesmente iniciando essa empreitada: NUNCA DESISTAM! TENHAM FÉ! ACREDITEM EM SI MESMOS! SEJAM PERSISTENTES E DETERMINADOS, pois um dia todo o esforço será recompensado, e bem recompensado!
É isso ai! Novamente obrigada Professores Douglas, Fábio, Lindinha, e todos os outros professores do Unicursos, bem como meus amigos e todos aqueles que me deram força ao longo dessa jornada.
Priscila Sampaio
quinta-feira, 10 de abril de 2008
Inscrição: até amanhã 11/4
- Prefeitura de São Paulo
- níveis fundamental e superior
- R$ 828,27 e R$ 2.226,53
- Provas 18/5/2008.
quarta-feira, 9 de abril de 2008
Música da Noite
"Beautiful Day"
(alguns dias são lindos)
Parabéns aos aprovados, especialmente aos mencionados abaixo!
Ranking Caraguatatuba Extra by Fórum PCI - Escrevente Técnico Judiciádio do TJSP
2 ALEXANDRE AUGUSTO MARTIN 9,667 9,600 9,634
3 SIMONE HARTMANN FRANCO DA CRUZ 9,667 9,400 9,534
4 JULIANA DE ALMEIDA ALVES 10,000 8,600 9,300
5 WATUSI ELIS DO PRADO 9,000 9,600 9,300
6 ARTHUR CORREA PEIXOTO 8,667 9,600 9,134
7 LUIS FELIPE DO PRADO LELLIS DE SORDI 10,000 8,200 9,100
8 FERNANDA DE SOUZA SILVA VILAS BOAS 8,667 9,200 8,934
9 JACQUELINE DO PRADO PINTO DOS SANTOS 9,333 8,400 8,867
10 RODRIGO LIMA MARCELINO 8,333 9,400 8,867
11 GRACIELA MATEUS DUTRA 8,667 9,000 8,834
12 TATIANA CRISTINA DE OLIVEIRA 9,000 8,600 8,800
13 GLORIA DOS REIS LIMA 9,667 7,800 8,734
14 FERNANDO DE MELO ARAUJO 8,667 8,800 8,734
15 LIZ ANDREA HERNANDES TORREZAN 8,667 8,800 8,734
16 REGINA CELI MARTINS SIMAO 9,000 8,400 8,700
17 ROSANGELA APARECIDA MARTINS 9,333 8,000 8,667
18 WAYNE DE PAULA PEREIRA FERRAZ 9,667 7,600 8,634
19 DANIELLE DE VITA RAMALHO 8,667 8,600 8,634
20 FERNANDA VELOSO ZAKKA 9,000 8,200 8,600
21 KEILA RIBEIRO CARRATU 8,000 9,200 8,600
22 SOFIA NOGUEIRA PAMPLONA BEDE 8,567
23 VARLEI FERREIRA 8,534
24 ALEXANDRE DE SOUSA OLIVEIRA 9,000 8,000 8,500
25 ALEXANDRO DONIZETI NUNES 9,000 8,000 8,500
26 VANIA MARIA BALDINI
27 MARCELO HENRIQUE ZEVIANI 9,333 7,600 8,467
28 SUELY HITOMI SATO 8,333 8,600 8,467
29 DANIEL PEREIRA DE BARROS COBRA 8,333 8,600 8,467
30 DIEGO MOREIRA DOMINGUES 8,333 8,600 8,467
31 MAGALI ALMEIDA FARIAS 9,667 7,200 8,434
32 KATIA DIAS 9,000 7,800 8,400
33 VIVIANE MAYUMI KAWASAKI 9,000 7,800 8,400
34 ANA AMELIA SILVEIRA DURVAL 9,000 7,800 8,400
35 ANDERSON DOS SANTOS 9,000 7,800 8,400
36 RENATO HANCOCSI 8,000 8,800 8,400
37 RENATO MASCARENHAS MALAGUTI 8,333 8,400 8,367
38 ARTUR SUSSUMU YAMAMOTO 8,333 8,400 8,367
39 ROSA MARIA COCCO 8,667 8,000 8,334
40 WAGNER MOREIRA JUNIOR 8,667 8,000 8,334
41 CAMILA APARECIDA VIEIRA PEREIRA 8,667 8,000 8,334
42 CARLA RAFAELA GAEDE SAKATA 8,667 8,000 8,334
43 SERGIO CAMPOS JUNIOR 7,667 9,000 8,334
44 MARCO ANTONIO SOARES DE SOUZA 7,667 9,000 8,334
45 ESTIVESON FREITAS SANTANA 9,000 7,600 8,300
46 KARINA MICADEI RANGEL 8,000 8,600 8,300
47 KLEBER PEDRAZZI NUNES 8,333 8,200 8,267
48 ANDREA LOPES DE SOUZA 8,333 8,200 8,267
49 FLAVIA CRISTINA PINTO REZENDE 8,667 7,800 8,234
50 DENISE SCARPEL ARAUJO FORTE 8,667 7,800 8,234
51 FABIO DONADIO ABREU 8,667 7,800 8,234
52 DAVID GILBERTO MORENO JUNIOR 7,667 8,800 8,234
53 FILIPE PIRES DE OLIVEIRA 9,000 7,400 8,200
54 ROSANA DE OLIVEIRA 9,000 7,400 8,200
55 THAIS SIVIERI CORDEIRO 9,000 7,400 8,200
56 JOSE FABRICIO JERONIMO FLORES 8,000 8,400 8,200
57 JOSE ROBERTO CANO RUIZ 8,000 8,400 8,200
58 SONIA MARIA NUNES 8,000 8,400 8,200
59 STEPHANO LANCE ENES DE FREITAS 7,000 9,400 8,200
60 JANICE EMI TANAAMI 8,333 8,000 8,167
61 EDDE SUN 8,333 8,000 8,167
62 LUANNA BEZERRA ASSUNCAO 8,333 8,000 8,167
63 MARIA BEATRIZ MARROCOS DE MATOS 8,333 8,000 8,167
64 ANDERSON RICARDO CARBINATTO 8,333 8,000 8,167
65 HUMBERTO AUGUSTO DA SILVA GOMES 7,333 9,000 8,167
66 MARCO ANTONIO MONTEIRO GUIMARAES 8,667 7,600 8,134
67 LILIAN SOARES FONTANESI 7,667 8,600 8,134
68 MARIA DE LOURDES ROCHA DE ALMEIDA ALVES 9,000 7,200 8,100
69 PRISCYLA FERNANDA DA SILVA GOMES 9,000 7,200 8,100
70 MARCOS ROBERTO MARCATTO 8,000 8,200 8,100
71 PAULO HENRIQUE MANZOLLI 8,000 8,200 8,100
72 ROBERTOCAMILO DE CARVALHO JUNIOR 8,333 7,800 8,067
73 ELISA MIDORI MORY 8,333 7,800 8,067
74 ADRIANO ALVES BRIGIDO 7,330 8,800 8,067
75 IARA CRISTINA ANTUNES CAPPELLOTTO 8,667 7,400 8,034
76 MAIRA FERREIRA MARTINS 7,667 8,400 8,034
77 ROSANGELA APARECIDA DE SOUZA 9,000 7,000 8,000
78 PATRICIA TANIGUCHI MACHADO 9,000 7,000 8,000
79 FABIOLA MENEGOTTO JOB 8,000 8,000 8,000
80 LUIZ PAULO SILVA DA CUNHA 8,000 8,000 8,000
81 ANDREIA MARIA DE PAULO ARANTES 8,000 8,000 8,000
82 FABIOLA DE SOUZA TEIXEIRA BONOCCHI 8,333 7,600 7,967
83 HEMERSON BORGES DE PADUA 8,667 7,200 7,934
84 SILVANIA ALVES DE ARAUJO 8,667 7,200 7,934
85 ALINE MARCIA PALMEIRA PEREIRA 7,667 8,200 7,934
86 ALINE REGINA GUIMARAES RUSSO 7,667 8,200 7,934
87 ROSEMARY BORGES 9,000 6,800 7,900
88 ELAINE CRISTINA SOARES 8,000 7,800 7,900
89 MARCIA BANIK DE PADUA 8,000 7,800 7,900
90 ELIANE JERONYMO DE OLV BERTOLINO 8,333 7,400 7,867
91 NILTON DE OLIVEIRA CAMPOS 8,333 7,400 7,867
92 RODOLFO TAKAO ITO 7,333 8,400 7,867
93 CARLOS ALBERTO CHACON 8,667 7,000 7,834
94 DEBORA CRISTINA NOGUEIRA 8,667 7,000 7,834
95 IARA MOREIRA 7,667 8,000 7,834
96 EDNEY ASSATO 7,667 8,000 7,834
97 JEFFERSON CATULO DOS SANTOS 6,667 9,000 7,834
98 THIAGO MARCOS MARTINEZ 9,000 6,600 7,800
99 TOBIAS SANDINO GAEDE 9,000 6,600 7,800
100 AFRODIZIO NASCIMENTO BEZERRA 9,000 6,600 7,800
101 FLAVIA LIMA PADILHA 8,000 7,600 7,800
102 FLAVIO FREITAS DUARTE 8,000 7,600 7,800
103 RICARDO HENRIQUE OLIVEIRA PALERMO 8,000 7,600 7,800
104 ELAINE APDA RODRIGUES MARQUES ALCOBIA 8,000 7,600 7,800
105 ESMERALDA BELLEZA NEGRO 8,000 7,600 7,800
106 RAIDALVA NERI DE OLIVEIRA 8,000 7,600 7,800
107 ANA CLAUDIA PANEQUE PERES 8,000 7,600 7,800
108 FRANCINE ALVES PACHECO 8,333 7,200 7,767
109 WALDINEIA CRISTINA RODRIGUES 8,333 7,200 7,767
110 CARLA ALLAN 8,333 7,200 7,767
111 DANIELA ARANTES DE SOUSA 8,333 7,200 7,767
112 ALESSANDRA APARECIDA TIRITAN DE SOUZA 8,333 7,200 7,767
113 THAIS APARECIDA TIOZZI BARROS NOGUEIRA 7,333 8,200 7,767
114 DANIEL FERNANDES LOPES 7,333 8,200 7,767
115 MAHATMA ALEXANDER FERNANDEZ 7,333 8,200 7,767
116 PEDRO LUIZ CRISCI 7,333 8,200 7,767
117 PRISCILA KAREN KIM ITO 7,333 8,200 7,767
118 JOEL NAVARRO PERES 7,667 7,800 7,734
119 ALESSANDRA MENDES DIOSDADO 7,667 7,800 7,734
120 ROBSON FRANCISCO DA SILVA 8,000 7,400 7,700
121 DANIELLA GOMES PEREIRA 8,000 7,400 7,700
122 MARCIA MARIA DO PORTO NEVES RODRIGUES 7,000 8,400 7,700
123 REGINA CELIA FOSCHINI 7,000 8,400 7,700
124 IVANI GONCALVES HERTZ 8,333 7,000 7,667
125 MARIA YUKO SHINTATE 8,333 7,000 7,667
126 ANDRE RENATO SANTANA NOGUEIRA 8,333 7,000 7,667
127 GISELLE MARINHO NOGUEIRA 7,333 8,000 7,667
128 ROSANA MATIAS ROSA 7,333 8,000 7,667
129 MARCOS ROBERTO TOKUMORI 7,333 8,000 7,667
130 ANA LILIA FRANCO DA SILVA 7,333 8,000 7,667
131 SILVIA MARIANA NATE ALONSO DA COSTA 8,667 6,600 7,634
132 RENATA NUNES MUNHOZ 7,667 7,600 7,634
133 MARCIA MARIA MELO 7,667 7,600 7,634
134 NEIVA GRAMS SALVADOR BOUZAN 7,667 7,600 7,634
135 PATRICIA LEINE USUI 7,667 7,600 7,634
136 MAURO CESAR ROCHA 6,667 8,600 7,634
137 BRUNO CONEGUEIRO BUSNARDO 8,000 7,200 7,600
138 EDMILSON JORGE FERRARI 8,000 7,200 7,600
139 ELKE GAZOLA SIVIERO VALLE 8,000 7,200 7,600
140 ANDREA HELENA DE OLIVEIRA MACHADO PERICIN 8,000 7,200 7,600
141 PATRICIA PAULA RANGEL 7,000 8,200 7,600
142 TATHIANA LEMES GONCALVES BRAGA 8,333 6,800 7,567
143 HELENA DE FATIMA RODRIGUES HANCOCSI 7,333 7,800 7,567
144 FABIANA RAMALHO DE SIQUEIRA 7,333 7,800 7,567
145 MARIANA COSTA CHAZANAS 8,667 6,400 7,534
146 HEITOR DA ROCHA AMORIM 7,667 7,400 7,534
147 JULIANA GALVAO PINHO 7,667 7,400 7,534
148 VITOR CAMPAGNOLI 7,667 7,400 7,534
149 SILVANA APARECIDA ARAUJO FRANCISCO 8,000 7,000 7,500
150 ANA PAULA MENEGHETTI 8,000 7,000 7,500
151 ANGELA DE PAULA SILVA 8,000 7,000 7,500
152 LEDA LEONEL LEMES PRADO 8,333 6,600 7,467
153 EDUARDO SANTOS MALAFAIA 8,333 6,600 7,467
154 LILIAN DE FREITAS 7,333 7,600 7,467
155 SIMONE DE OLIVEIRA LEAL 7,333 7,600 7,467
156 FABIANO BALLIANO MALAVASI 7,333 7,600 7,467
157 RAFAELA LIE KAWAMURA 7,333 7,600 7,467
158 WILTON NUNES PEREIRA 7,667 7,200 7,434
159 YURI CHRISTIAN FUZII 7,667 7,200 7,434
160 MARCIA NONATO CABRIOTI 7,667 7,200 7,434
161 ALEKSANDRO DA CUNHA 7,667 7,200 7,434
162 DENISE FERNANDES DOS SANTOS 8,000 6,800 7,400
163 EVERALDO LUIZ DE ALMEIDA 8,000 6,800 7,400
164 ADRIANO VERISSIMO DAS GRACAS 8,000 6,800 7,400
165 VITOR MOREIRA LIBANO 7,000 7,800 7,400
166 LUIZ BUNYA 7,000 7,800 7,400
167 REGINALDO PEREIRA MONTI 7,000 7,800 7,400
168 ANTONIO GILBERTO DE FARIA EUZEBIO 7,000 7,800 7,400
169 LUCIENE PONTES DE CARVALHO 9,333 5,400 7,367
170 CLAUDETE REZENDE 8,333 6,400 7,367
171 LUANA MENDES MARTINI 8,333 6,400 7,367
172 HEITOR MASSANORI MARUYAMA 7,333 7,400 7,367
173 LUIZ EUGENIO DE OLIVEIRA 7,333 7,400 7,367
174 ANDREA CARDOSO TERENNA 7,333 7,400 7,367
175 ANTONIO GALVAO NUNES PUCCINELLI 6,333 8,400 7,367
176 HEDY MIRANDA FREITAS PIRES 8,667 6,000 7,334
177 BEATRIZ CANO DE OLIVEIRA 8,667 6,000 7,334
178 UBIRAJARA INACIO DA CRUZ 7,667 7,000 7,334
179 ELIZABETH CARVALHO DE OLIVEIRA 7,667 7,000 7,334
180 JOSE HUMBERTO DOS SANTOS JUNIOR 6,667 8,000 7,334
181 JOSE ROBSON NASCIMENTO 6,667 8,000 7,334
182 REGINALDO DE OLIVEIRA SANTOS 6,667 8,000 7,33
fonte: http://www.forumpci.com.br/topico/3055612/45
Ranking Guaratinguetá Extra by Fórum PCI - Escrevente Técnico Judiciádio do TJSP
2 EKELE SARRAIPO 9,4
3 GUSTAVO CESAR CORTEZ 9,234
4 RENATO MEIRA CRISPIM 9,234
5 ALESSANDRO MONTEIRO FLORENCE DE OLIVEIRA 9,2
6 PRISCILA SAMPAIO PAIVA 9,2
7 ALAN COSTA ABDELNUR 9,167
8 LUIS CARLOS DOS SANTOS 9,167
9 PATRICIA HILST VILLELA 9,167
10 RAFAEL DE OLIVEIRA SOARES 9,167
11 RENAN AUGUSTO GIGLI DE ARRUDA 9,134
12 OTACILIO MENDES DA FONSECA JUNIOR 9,1
13 JOAO PAULO ASSUNCAO LUZ 9,034
14 SOLANGE AKEMI MOTOYAMA 9,034
15 JUSSARA DOS SANTOS GOMES 8,967
16 PAULA FRAENKEL KURYLO 8,967
17 VANESSA ROSSI ROSA GALLI MANSO 8,967
18 JULIO CESAR DE OLIVEIRA 8,934
19 MARCO ANTONIO AVELINO 8,934
20 HELEN FERNANDA FERREIRA CUNHA 8,9
21 LUCIANA UJISSATO MATSUMURA 8,9
22 LUIZ FELIPE CASELLA 8,9
23 RICARDO DE OLIVEIRA SOARES 8,9
24 LEILA MACEDO FIROOZMAND 8,867
25 LUCIANA FERREIRA GUEDES 8,834
26 CARLOS AUGUSTO PRADO MONTEIRO 8,8
27 CLARISSA LINS MATTOS 8,8
28 DENIS LEANDRO BATISTA LUZ 8,8
29 PAULO ROBERTO SAITO 8,8
30 ROGER RIBEIRO DOS SANTOS 8,8
31 NOEL LEAL DE SOUZA 8,767
32 RODRIGO NASCIMENTO MACIEL 8,767
33 ADRIANO MARTINS DE ALMEIDA 8,734
34 ALEX MARTINS GARCIA 8,734
35 LUCIANO SANCHES ROSSI 8,734
36 MARCIO LUIZ HAYASHI NUNES 8,734
37 SILVIA HELENA GALVAO FREIRE 8,734
38 CARLOS EDUARDO AMORIM 8,7
39 ELIZA CRISTINA PERDIGAO BRITTO DA ROCHA 8,7
40 GLAYSE DA SILVA FERREIRA 8,7
41 JULIANA ANGELICA CARVALHO DE MOURA 8,7
42 RICARDO LISBOA DE LIMA 8,7
43 ROQUE TADEU BANFI 8,7
44 JANDER ALVES DA COSTA 8,667
45 MARCO ANTONIO GOMES DE LIMA ANDRADE GOULART 8,667
46 FELIPE DE LUCAS FERREIRA 8,634
47 SILVIA HELENA GONCALVES RIBEIRO 8,634
48 GREICY DE FATIMA MARTINS 8,6
49 ARTUR EMIDIO LOUREIRO CARVALHEIRA 8,567
50 CHARLES BRONSON DIAS 8,567
51 CIBELLE VANESSA DE ARAUJO 8,567
52 DANIELE DE PAULA FERREIRA CRISTOFANI 8,567
53 ROSSELINI CRISTINI DA SILVA ALBINO 8,567
54 ANA CELIA FEICHAS NOGUEIRA 8,534
55 DIHNY CARVALHO ALVES 8,534
56 JOSIANE DE ABREU PEDROSO 8,534
57 MARCELO REINALDO DE SOUSA 8,534
58 MARIA THEREZA DE MOURA JULIANO BRITO 8,534
59 ROGERIA FABIANA DOS ANJOS POCIDONIO CARVALHO 8,534
60 SIMONE RODRIGUES DE SOUZA 8,534
61 ALEXANDRE BOMFIM NOBREGA 8,5
62 ANAEMILIA LOPES DE OLIVEIRA 8,5
63 DANIELA TEIXEIRA LEAO 8,5
64 IVO RAFAEL DE OLIVEIRA 8,5
65 MARCELA FERNANDES SILVA 8,5
66 MARIA IRENICE DE PONTES XAVIER 8,5
67 PEDRO HENRIQUE COSTA DOS SANTOS 8,5
68 ALEXANDRE DIAS PEIXOTO 8,467
69 JEFFERSON ALMEIDA GOULART 8,467
70 JOAO CARLOS CATELAN 8,467
71 LUCIANA HIROMI MIZOBUCHI 8,467
72 MARIANA TAMMENHAIN 8,467
73 MAURO MARIANO LEME 8,467
74 ADRIANA WERNER 24843571-SC 8,434
75 EDIMILSON DE OLIVEIRA 8,434
76 JOSE ROBERTO DOS REIS 8,434
77 JULIO CESAR KATEKAWA 8,434
78 RICARDO COSTA 8,434
79 SILVANA IVO PEGAS 8,434
80 SILVIA MARIA GONCALVES FERRADAES 8,434
81 LIDIANE MIRANDA DE SOUZA 8,4
82 LUIZ GUSTAVO RAMBELLI DOS SANTOS 8,4
83 NELMA SOARES DO VAL 8,4
84 RAFAEL OLIVEIRA PRIANTE 8,4
85 ANDERSON ALVES CORREA SOUZA 8,367
86 DINORA MORETO CAVALARI DA ROCHA 8,367
87 GUILHERME ROMAO OLIVEIRA 8,367
88 LUCIENE MACIEL DA SILVA 8,367
89 PAULO HENRIQUE LEANDRO NUNES 8,367
90 RICARDO ALEXANDRE SORRENTINO 8,367
91 ALESSANDRO TADEU ALVARES 8,334
92 ANDREA PEREIRA TAVORA 8,334
93 CINTHIA SALLES LACERDA 8,334
94 DIRCEU DA ASSUNCAO 8,334
95 GUSTAVO PELUCIO DA SILVA 8,334
96 HELENA KAMIO 8,334
97 KAZUHIRO TAKAHASHI 8,334
98 LIGIA MARIA DE CASTRO CARVALHO COUTINHO 8,334
99 LUCILIA MAYELA QUERIDO PRUDENTE DE TOLEDO 8,334
100 MARCO AURELIO COSTA DOS SANTOS 8,334
101 MARIA HELENA DE ARRUDA 8,334
102 SANDRA REGINA BARBOSA DA SILVA 8,334
103 TIAGO AUGUSTO GONCALVES MORGADO 8,334
104 ALEKSANDRO ALOISIO DA SILVA 8,3
105 ANDREZA CRISTINA DE SOUZA 8,3
106 CLEDIR FERREIRA 8,3
107 JAQUELINE MARTINS DOS ANJOS 8,3
108 RAPHAEL RICARDO TRAVEZANI FERREIRA 8,3
109 ADELAINE FRANCISCA MACIENTE SANTOS 8,267
110 ALEX RIBEIRO DO COUTO LIMA 8,267
111 GABRIEL DEL CORSO 8,267
112 JAQUESON DOUGLAS CIPRIANO FURTADO 8,267
113 LUIS GUILHERME ASSIS KALIL 8,267
114 ROSANA KAREN CATARINO DE CARVALHO 8,267
115 ROSANGELA MARIA DE SOUZA 8,267
116 SANDRA REGINA DE OLIVEIRA BARBOSA 8,267
117 BEATRICE PAMPLONA VAN ERVEN FONTES 8,234
118 BRUNO FIGUEIRA MONTEIRO 8,234
119 DANIEL MACHADO ALMEIDA 8,234
120 JOSE RICARDO CORREARD TEIXEIRA 8,234
121 MARIA CRISTINA CORREA LEITE 8,234
122 OBERDAN LEITE GONCALVES 8,234
123 RENATA FARIAS SILVA 8,234
124 SANDRA PAULA BAZZANELLA VICENTIN 8,234
125 SHAIENE NARA PINTO GALVAO CESAR 8,234
126 SIMONE GALVAO DE ANDRADE 8,234
127 CAROLINA MANTOVANI MONTEIRO 8,2
128 DANIELLA MOUASSAB BOTTON 8,2
129 JANE STEFANIA DA COSTA TOLEDO 8,2
130 JESCIANE CRISTINA FELIX 8,2
131 JULIANA MARA DE VASCONCELLOS 8,2
132 LETICIA SANTOS DE SALES 8,2
133 PRISCILLA PIRES VALERIO 8,2
134 WASHINGTON WAGNER REZENDE 8,2
135 ADRIANA NAZARE DA SILVA 8,167
136 FERNANDA DE FRANCA MESQUITA E LOPES 8,167
137 LETICIA NAOMI HIGA 8,167
138 LUIZ AUGUSTO SPROGIS DOS SANTOS 8,167
139 MAX JUN SHIMABUKURO 8,167
140 SANDRA REGINA NERI DI LORENZO 8,167
141 VILMA CLAUDIA SIMOES 8,167
142 ANA ROSA CHIARI SANTINHO 8,134
143 MARIA TEREZA DE CARVALHO RIBEIRO ALVES 8,134
144 RODRIGO RIBEIRO DA SILVA 8,134
145 ADILSON CARLOS DE TOLEDO OLIVEIRA 8,1
146 ADRIANA BEATRIZ TOMAZI DE OLIVEIRA 8,1
147 ADRIANA CORREA RIBEIRO 8,1
148 ALESSANDRA CARVALHO MARQUES 8,1
149 ANA LAURA FONSECA DE ANDRADE 8,1
150 BRUNO GONCALVES DE OLIVEIRA 8,1
151 EDJAN NARON MARTINS 8,1
152 FATIMA APARECIDA DOS SANTOS GONCALVES 8,1
153 GRACIELLE DE MORAIS PONTES 8,1
154 JOSE EDUARDO LAURINDO 8,1
155 LUCEMIR APARECIDO DE OLIVEIRA RAMOS 8,1
156 MILTON RUI MARQUES DE MATOS 8,1
157 ROBSON COSTA DE OLIVEIRA 8,1
158 ALEXANDRE DE MELO 8,067
159 DANIELA RODRIGUES DE OLIVEIRA 8,067
160 HEITOR CAMARGO BARBOSA 8,067
161 MARIO GIOVANI PENHA ZANGRANDI 8,067
162 ROGERIO TEIXEIRA FERNANDES 8,067
163 ADEMIR SOUSA HENRIQUE 8,034
164 ANTONIO DINIZ 8,034
165 ERIKA AKIKO TAMASHIRO 8,034
166 GIOVANA APARECIDA COELHO BARBOSA 8,034
167 JAMILLE BRISTOT SERPA 8,034
168 JOSE LUIZ DE MORAES 8,034
169 RAFAEL KOGA 8,034
170 THIAGO HENRIQUE COSTA 8,034
171 ALEX LINO DA SILVA 8
172 ANDRE LUIZ XAVIER 8
173 CLOVIS DE ANDRADE SARDINHA 8
174 DEBORA MOURA CARVALHO SCHIAVINATO 8
175 FABIANO HIROYASU MIYASATO 8
176 FRANCISCO JOSE DE ALMEIDA SILVA 8
177 FRANCISCO SALES CHAVES 8
178 GRACIELE FACCIN DE ALMEIDA 8
179 ISABELLA MIYAJIMA 8
180 JULIANA GONCALVES DE OLIVEIRA 8
181 MARY KAMIMURA 8
182 MELISSA CAMPANELLA BASTOS CUSTODIO 8
183 UBIRACIR RAMOS 8
184 JOAO LAURINDO NETO 7,5 PNE
185 ADALBERTH DOS ANJOS BATISTA 6,8 PNE
186 JEAN MARCELO SILVA 6,567 PNE
187 ARIADNE PEREIRA ANTICO 6,534 *NE
188 RODRIGO GASPAR DE CARVALHO 6,5 *NE
189 LUCIANO MACEDO DIAS 6,367 PNE
190 FABIO LUIS SAVIETTO 6,334 PNE
191 JADER GUIMARAES DO NASCIMENTO 6,234 PNE
192 JOSE NEI CAMILO DE SOUZA 6,234 PNE
193 MARCELLO GUIMARAES DE MORAES 6,034 PNE
194 ADEMIR MOREIRA PRATA 5,867 PNE
195 JOSE MARTINS FILHO 5,7 PNE
196 JOSE RAIMUNDO BATISTA DOS SANTOS 5,7 PNE
197 EUNICE MARIA JOSE DA SILVEIRA 5,6 PNE
198 VALDIR ROMAO DE BRITO 5,567 PNE
fonte: http://www.forumpci.com.br/topico/3082321/97
Mandado de Segurança
244.01.2007.002509-9/000000-000 - nº ordem 560/2007 -
Mandado de Segurança - ALCIMARA DE OLIVEIRA FRANCO
ROCHA E OUTROS X PREFEITO MUNICIPAL DE IGUAPE - Fls.
330/336: ALCIMARA DE OLIVEIRA FRANCO ROCHA, ANDREIA
VEIGA DE LARA ANDRADE, CARMEN CRISTINA FRANCO,
ESTER REGINA DE FARIAS e NADIR AGUIAR impetraram o
presente Mandado de Segurança contra ato do PREFEITO
MUNICIPAL DE IGUAPE. Na Petição Inicial de fl s.02/06, as autoras
aduziram que o Prefeito tornou público o edital para o concurso de
professor de educação básica. No instrumento convocatório
constava que os candidatos aprovados deveriam apresentar,
quando da convocação, documento comprobatório de Licenciatura
Plena em Pedagogia ou Normal em Nível Superior. As impetrantes
foram aprovadas no referido concurso público, mas ainda não
foram convocadas. Ocorre que, outros candidatos aprovados, que
não possuem Licenciatura Plena em Pedagogia ou Normal em
Nível Superior, foram convocados e lhes foram atribuídas aulas. As
pessoas indevidamente convocadas são: Daniel de Abreu
Assumpção, Lydia Augusta Rocha Matulevicius, Simone de Ramos
Custódio e Valéria Ribeiro Borges. Assim, as impetrantes
requereram a anulação da convocação de tais pessoas. Já em
março de 2007, a impetrante se inscreveu para o cargo de
coordenadora pedagógica da Escola Municipal Vaz Caminha. Seu
projeto de coordenação foi aprovado pela maioria dos professores
e ela assumiu suas atividades nesta escola. A peça vestibular foi
instruída com: cópia do edital (fl s.12/13), cópias dos diplomas as
impetrantes (fl s.14/18), documento demonstrando a aprovação das
impetrantes (fl s.19/20) e cópia do edital de convocação (fl s.20). A
liminar foi indeferida pela decisão de fl s.28. Notifi cada, a Prefeitura
de Iguape apresentou as informações de fl s.36/37. A Municipalidade
apresentou farta documentação, sem, entretanto, apresentar os
documentos pertinentes ao caso em tela: os diplomas de curso
superior das pessoas de Daniel de Abreu Assumpção, Lydia
Augusta Rocha Matulevicius, Simone de Ramos Custódio e Valéria
Ribeiro Borges. Também citados, Daniel de Abreu Assumpção,
Lydia Augusta Rocha Matulevicius, Simone de Ramos Custódio e
Valéria Ribeiro Borges não apresentaram seus documentos
comprobatórios de conclusão de curso superior. O Ministério
Público se manifestou pela denegação da ordem. É o relatório.
Fundamento de decido. As preliminares não merecem acolhimento,
já que os próprios candidatos atingidos pela decisão foram citados
e tiveram oportunidade de se manifestar nestes autos. Assim, o
contraditório foi observado em sua inteireza. A ordem é de ser
concedida. Com efeito, estabelece o artigo 37, inciso II, da
Constituição Federal: II - a investidura em cargo ou emprego
público depende de aprovação prévia em concurso público de
provas ou de provas e títulos, de acordo a natureza e a
complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei,
ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em
lei de livre nomeação e exoneração; O concurso público tem uma
“lei interna”: o edital de convocação. O edital traz todas as regras,
que devem ser atendidas pelo Poder Público e pelos candidatos.
No caso em tela, o edital previa que os candidatos aprovados,
quando da convocação, deveriam apresentar o certifi cado de
conclusão de curso de pedagogia ou normal em nível superior.
Assim, só deveria ter prestado o concurso aquele que tivesse tal
documento. Ocorre que quatro candidatos foram convocados sem
apresentar o documento de conclusão de curso superior. É nítido
que tal convocação fere o edital. Não se trata de avaliar a
capacidade de tais pessoas, que foram aprovadas em concurso
público. Mas a admissão destes candidatos fere, inclusive, o
Princípio da Isonomia, pois, provavelmente, outros interessados
deixaram de se inscrever no concurso, porque cientes de que não
satisfaziam uma das exigências. Assim, a convocação de Daniel,
Lydia, Simone e Valéria foi ilegal e deve ser ANULADA. E em
substituição a estes quatro professores, deverá a Prefeitura chamar
outros quatro. É sabido que, encerrado o concurso, o Poder Público
não é obrigado a admitir os aprovados, que serão chamados
conforme a necessidade e a disponibilidade de recursos da pessoa
jurídica de direito público que promoveu o certame. O candidato
aprovado não tem direito de ser nomeado, mas mera expectativa
de direito, pois se submete à discricionariedade da Administração
Pública. Demonstrada, contudo, a necessidade da Administração,
a mera expectativa de direito convola-se em direito subjetivo. Com
a convocação de quatro professores, a Prefeitura tornou patente
sua necessidade de contratar vigias. Neste sentido: CONCURSO
PÚBLICO - Direito - Candidata - Evidência - Vagas - Necessidade
- Administração. Na espécie houve indeferimento à pretensão de
nomeação de candidata remanescente de concurso público para
provimento de cargo de ofi cial de justiça de Tribunal estadual.
Noticiam os autos que existiam três vagas para preenchimento dos
cargos e os dois primeiros aprovados desistiram, sendo que a
impetrante classifi cou-se em 5º lugar e o concurso foi prorrogado.
Todavia foi nomeado candidato de outro concurso, porque o ofício,
via fax, da juíza informando a desistência e solicitando a nomeação
da candidata chegou ao Tribunal no último dia do prazo prorrogado,
às 17 horas. Assim, entendeu o Tribunal que não havia mais tempo
hábil para nomeá-la, daí a impetração do mandado de segurança.
Isso posto, destacou a Min. Relatora que os aprovados em
concurso público não têm direito à nomeação, mas apenas
expectativa de direito, pois se submetem ao juízo de conveniência
e oportunidade da Administração (conforme se consolidou na
doutrina e na jurisprudência). No caso, houve a necessidade de
preenchimento da vaga pela Administração (quando convocou os
três primeiros aprovados e pela nomeação do candidato aprovado
em concurso posterior). É essa evidência, da necessidade da
Administração, bem como a desistência dos candidatos aprovados
dentro do período de prorrogação de validade do concurso que
demonstram o direito à nomeação dos dois classifi cados seguintes.
Com esse entendimento, a Turma determinou a nomeação da
impetrante no cargo de ofi cial de justiça. (STJ - RMS nº 11.553 -
SP - Rel. Min. Maria Thereza de Assis Moura - J. 30.11.2006).
CONCURSO PÚBLICO - Nomeação - Preterição - Convênio. A
recorrente foi aprovada em primeiro lugar no concurso realizado
para o provimento do cargo de ofi cial de justiça da comarca, mas
foi preterida em favor da contratação de outros como ofi ciais de
justiça ad hoc, mediante convênio realizado entre o Poder Judiciário
estadual e o município. Diante disso, a Turma reiterou que é certa
a assertiva de que o candidato aprovado em concurso público
possui mera expectativa de direito à nomeação e que essa
expectativa transforma-se em direito subjetivo quando, aprovado
dentro das vagas previstas no edital, ainda válido o concurso, há a
contratação precária de terceiros, concursados ou não, para o
exercício dos cargos. Dessarte, a Turma deu provimento ao recurso
para conceder a ordem e determinar a nomeação da recorrente
naquele cargo. Precedentes citados: RMS 15.203-PE, DJ
17/2/2003; RMS 11.222-MG, DJ 6/2/2006, e RMS 16.389-MS, DJ
2/4/2004. (STJ - RMS nº 19.924 - SP - Rel. Min. Arnaldo Esteves
Lima - J. 10.10.2006). ADMINISTRATIVO - Mandado de segurança
- Servidor público - Concurso público - Nomeação - Direito líquido e
certo reconhecido - Existência de vaga demonstrada pela
contratação temporária - Necessidade do serviço - Precedentes do
STJ - CF/88, artigo 37, II - Lei 1.533/51, artigo 1º. “Comprovada a
existência de vaga e demonstrada a necessidade de pessoal, em
razão da contratação temporária para exercício da função de
professor do ensino médio, exsurge o direito líquido e certo da
impetrante à nomeação, no cargo para o qual fora aprovado em
concurso público de provas e títulos.” (STJ - Rec. em MS nº 17.138
- 5ª T. - MS - Rel. Min. Félix Fischer - J. 12.04.2005 - DJ 01.07.2005).
As ementas colacionadas deixam evidente que o aprovado em
concurso público tem, inicialmente, mera expectativa de direito de
ser nomeado ao cargo para o qual foi habilitado. A Administração,
dentro de seus critérios de conveniência e oportunidade, é quem
decidirá a existência de necessidade e a disponibilidade de
recursos para efetuar a nomeação. No entanto, demonstrada a
necessidade pela contratação precária de servidores, sem
concurso, ou pela contratação de servidores de outro concurso,
ainda no período de validade de concurso anterior, a expectativa
de direito se torna direito subjetivo. E por direito subjetivo entendesse
a faculdade individual de agir conforme o direito objetivo, de
invocar sua proteção. Assim, ante a necessidade da contratação e
a existência de recursos, surge o direito subjetivo do aprovado de
ser nomeado ao cargo para o qual foi habilitado. E se a
Municipalidade convocou quatro professores, cujas admissões
foram, agora, consideradas nulas, deve, em substituição a estas
quatro pessoas, admitir, obrigatoriamente, outros quatro, de acordo
com a ordem de classifi cação. Pelas razões expostas, CONCEDO
a segurança para ANULAR as convocações de Daniel de Abreu
Assumpção, Lydia Augusta Rocha Matulevicius, Simone de Ramos
Custódio e Valéria Ribeiro Borges e de todos os outros candidatos
que não apresentarem o certifi cado de conclusão de nível superior.
DETERMINO também que a Prefeitura convoque ao menos outros
quatro professores. Determino ainda que a Prefeitura de Iguape
exija dos convocados a apresentação de certifi cado de conclusão
de curso de pedagogia ou normal em NÍVEL SUPERIOR. A
autoridade coatora pagará as custas e despesas processuais. Nas
ações de mandado de segurança não há condenação ao
pagamento de honorários advocatícios, ante o disposto nas
Súmulas 105, do Superior Tribunal de Justiça, e 512, do Supremo
Tribunal Federal. P.R.I.C.