quarta-feira, 31 de março de 2010

Conheça o Bruno Rodrigo

Olá a todos bom dia.


Conforme conversado com o Professor Douglas estou mandando esse relato para contar como foi todo o processo que culminou na minha aprovação para o concurso de Escrevente Técnico Judiciário.


Eu sempre gostei de ler os relatos alheios e por isso sei que todos seguem mais ou menos o mesmo modelo que é o famoso PERDIDO NO MUNDO - SOFRI - NÃO PASSEI - SOFRI MAIS UM TANTÃO - Aí SIM PASSEI .


Como minha história é um pouco diferente acho que vale a pena ser contada, talvez haja algum(s) concurseiro(s) que se identifiquem com ela (espero que não muitos, logo vocês saberão o porquê).


Vou fazer uma linha do tempo para tentar demonstrar como as coisas funcionam para mim. Na escola sempre fui o sexto ou sétimo aluno da minha classe (era bem puxada a escola), até aí normal, não fosse por um detalhe: eu nunca estudei (a menos que você considere acordar meia hora mais cedo pra estudar no dia da prova, estudar). Assim me formei no ensino médio.


No ano que fiz vestibular prestei Relações Internacionais (era o segundo curso mais concorrido na época só perdia para Medicina) na USP não passei, na UNESP peguei lista mas não fui chamado, passei em direito no Mackenzie mas não tinha grana para cursar, enfim fui fazer cursinho.


Aí você pensa: no cursinho ele estudou bastante e passou em Relações Internacionais certo? Errado. Decidi fazer Economia, e como minha nota do terceiro já era suficiente para passar fiquei na flauta. Resultado: passei com folga na USP de Ribeirão (dessa vez a nota me levava até pra segunda fase de medicina).


Depois de 2 anos resolvi mudar de curso, não gostava de Economia, transferi para ADM DE EMPRESAS, curso que estou concluindo. Aí o astuto leitor pensa: em Administração que ele gosta estudou e virou um bom aluno certo? Não. Minha média é 6 e qualquer coisa um pouco acima dos 5 que é o mínimo para passar.


Nesse meio tempo comecei a prestar concursos. O primeiro foi do Banco Nossa Caixa. Estudei pouco e fiquei em terceiro colocado. Excelente, comecei a trabalhar. Nesse mesmo ano prestei TRE sem estudar nada e dancei, fiquei em 965. Logo depois teve o Oficial de Promotoria e não passei por 0,5% para a segunda fase. Depois enfim o concurso de Escrevente. Fiz um cursinho de sábado para OJ (que me ajudou na parte de direito) e estudei um pouco mais. Resolvi exercicios das apostilas do professor Douglas e finalmente passei em alguma coisa na área jurídica.


Durante esse período fui promovido no Banco e o concurso de escrevente virou meu plano B. Fiz TRF estudando muito pouco, TRT rio sem estudar e não passei. TRT 15 estudei um pouco mais e teria passado se não tivesse feito uma redação horrível.


Quando eu falo que estudei um pouco, apenas para esclarecer seria uma média de no máximo uma hora por dia. Aí está o X da questão: como sempre tive as coisas de maneira fácil (academicamente falando), acabo me dedicando menos do que os outros e perdendo oportunidades valiosas.


Se alguém já passou por isso, superou e tiver a receita coloca no post. Estou tentando mudar desde 2006 e até agora nada. Enfim dois anos depois, em 29/01/2010, trabalhando de chefe no banco, com gastrite, estressadíssimo, uns fios de cabelo branco querendo nascer (isso aos 24 anos), o TJ me chama.


Aí o plano B virou plano A. Obviamente que abri mão de algumas coisas, amigos, $$$ e outras coisitas mais, mas nesse emprego vi a oportunidade de ter mais tempo para estudar. Estou feliz, bem menos estressado, e tentando melhorar.


De tudo isso posso tirar 3 conselhos:


1 - Não desperdice oportunidades como eu costumeiramente faço .


2 - TENHA SEMPRE UM PLANO B (advinha quem vai prestar concurso de banco denovo (CF) só pra ter uma carta na manga?). PODE SER QUE VOCÊ NÃO USE MAS SABER QUE ELE ESTÁ LA VAI TE DAR MUITO MAIS TRANQUILIDADE.


3 - TENHA OBJETIVOS DE LONGO PRAZO (a China planeja para 50 anos e não é a toa que é o país que mais cresce no mundo).


Por EX: eu decidi que com 30 anos quero estar ganhando um valor X, tenho 5 anos para passar em um concurso e atingir esse objetivo.

Bom acho que é isso, se alguém quiser falar comigo o e-mail é brunormen40@hotmail.com.


Ah e last but not least, quero agradecer ao professor Douglas pelo convite e pelas intermináveis horas que me aturou (e atura) no MSN.


Abraços a todos,


Bruno Rodrigo

terça-feira, 30 de março de 2010

CONCURSO NOVO: Defensoria Pública da União

- R$ 2.299,42 - nível médio

- R$ 3.532,95 - nível superior

- vagas em Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo e outras

- http://www.cespe.unb.br/

- inscrições: a partir de 6 de abril de 2010

- Prova, previsão: 30 de maio de 2010

Boa sorte....

Armando Nogueira (1927-2010)

"Bem que a vida poderia imitar o basquete, só valeria o tempo intensamente vivido, na ação ou na contemplação, o tempo consumido no sono e na melancolia não deveria ser contado, eu estaria hoje na flor da idade".

...

Mestre,

Sou seu fã, sempre fui, sempre serei...

Vai com Deus!

Douglas...

...



Eu me lembro de ti, colegial, desencontros. Tu arisca ias para um canto e eu, iludido, acabava no outro. Ainda bem que meu coração jamais se ofendeu com as nossas desavenças, bola querida. Éramos, no fundo, naquelas peladas de quintal, dois aprendizes de ilusão trocando senhas de vida no comecinho da vida. Bola que corre pelos meus sonhos de menino. Da nossa infância eu guardo sempre a alegria sexual de ter te abraçado algumas vezes – poucas –, encerrando no meu peito de goleiro inglório a paz na lua e a luz do sol.




Brincar contigo é descobrir a harmonia e o equilíbrio do Universo. Brincar contigo é brincar com Deus, de cuja plenitude nasce a esfera – a inspiração da bola. Bola é magia, bola é movimento, é vida nas mãos de uma criança. Louvado o homem que faz da bola parceira e cúmplice de seu próprio destino. A bola, na minha infância, é uma saudade concisa, que vem rolando comigo de campo em campo pelos caminhos do tempo.



Um dia, antes do derradeiro apito, ela há de morrer – como um gol – no fundo do meu coração.



Armando Nogueira

segunda-feira, 29 de março de 2010

Coluna da Raquel

"Quem quer passar, dá um jeito.



Quem não quer passar, arruma uma desculpa.



Quantas vezes você já não leu isso em algum site na internet ou ouviu alguém falar nisso? Eu já enjoei de ler e ouvir. Acontece que nem todo mundo foi bombardeado com tal verdade como eu.



Tenho uma amiga reclamona até as últimas fibras capilares. Ela vive choramingando que está estudando há uns 5 anos e não passou em um concurso porque não tem condições materiais para tanto. Diz que a família vive com uma renda apertada e que ouve muito desaforo para comprar livros. Realmente, é dose.



Por sorte dela, um ex-colega nossa foi aprovada num concurso super prestigiado e resolveu dar "carta branca" de acesso a sua biblioteca de estudos. Ele disse que emprestaria qualquer livro, até mesmo os mais caros, para a minha amiga estudar. Eu estava presente e fiquei contente por ela, pois sabia que aquele impedimento seria agora coisa do passado. Ledo engano.



Outro dia, eu estava saindo de um dos meus cursinhos e encontrei com ela. Perguntei como caminhavam os estudos e ouvi a desculpa mais esfarrapada do mundo: "estou sem coragem e desanimada para iniciar. Não sei por onde começo.



Eu respondi a ela: "comece pelo começo. É complicado sair da inércia, mas depois é fácil manter-se estudando". Acrescentei que ela estava com uma biblioteca toda livre para ela.



Não adiantou nada. A minha amiga, agarrou-se em outra desculpa: "não sei mesmo se quero estudar para concursos. Acho que é tudo roubalheira. Não vale a pena perder a minha vida com isso".



Depois de ouvir tanta lamúria, desisti de falar qualquer palavra de conforto porque ela não quer mesmo estudar, tampouco quer me ouvir. Mesmo que eu trouxesse qualquer argumentação favorável, minha amiga iria refutá-la. Eu seria uma chata repetitiva se continuasse falando.



Por isso, leitores, se você estuda firme e se sente convicto em seus propósitos, considere-se parabenizado por mim. Ter essa força de vontade que nós temos não é qualquer um que tem. Então, continue assim sincero consigo mesmo, sem arrumar desculpas para adiar a realização de seus sonhos! "
 
 
 
Raquel...

sábado, 27 de março de 2010

Caso Isabella

Extrato da Sentença proferida pelo Juiz Maurício Fossen:

- Alexandre:

Condenação nos crimes de homicídio e fraude processual qualificada;

Fixação da pena: 16 anos + qualificadoras = + 1/6 (por ser o pai ) + 1/3 (pela vítima ser menor) 31 anos + crime de fraude processual = pena total de  31 anos, um mês e 10 dias (homicidío triplamente qualificado, agravado pela vítima ser menor e por ter sido praticado pelo genitor contra descendente) + 8 meses de detenção pelo crime de fraude processual qualificada.

- Ana Jatobá:

Condenação nos crimes de homicídio e de fraude processual qualificada;

Fixação da pena: 16 anos de reclusão + qualificadoras + 1/3 (pela vítima ser menor) + crime de fraude processual = pena total de 26 anos e 8 meses de reclusão (homicídio triplamente qualificado, agravado pela vítima ser menor) + 8 meses de detenção pelo crime de fraude processual qualificada.

Caso Nardoni!

Saiba tudo o que foi dito pelas testemunhas, pelo Dr. Promotor de Justiça e pelo Dr. Defensor:

http://www.casoisabellaoliveiranardoni.blogspot.com/

quinta-feira, 25 de março de 2010

Prof. Fábio Vieira

Em breve, o Blog contará com a participação - mais do que especial - do Prof. Fábio Vieira.

Aguardem!

quarta-feira, 24 de março de 2010

segunda-feira, 22 de março de 2010

Coluna da Raquel

Esse texto não é meu, mas traduz com perfeição o sentimento concurseiro. Ele é de um poeta greco. Não sei ainda de que época é, mas me encantou. Eis o texto:




"Ítaca


Quando começares a tua viagem para Ítaca,

reza para que o caminho seja longo,

cheio de aventura e de conhecimento.

Não temas monstros como os Ciclopes ou o zangado Poseidon:

Nunca os encontrarás no teu caminho

enquanto mantiveres o teu espírito elevado,

enquanto uma rara excitação agitar o teu espírito e o teu corpo.

Nunca encontrarás os Ciclopes ou outros monstros

a não ser que os tragas contigo dentro da tua alma,

a não ser que a tua alma os crie em frente a ti.



Deseja que o caminho seja bem longo

para que haja muitas manhãs de verão em que,

com quanto prazer, com tanta alegria,

entres em portos que vês pela primeira vez;

Para que possas parar em postos de comércio fenícios

para comprar coisas finas, madrepérola, coral e âmbar,

e perfumes sensuais de todos os tipos -

tantos quantos puderes encontrar;

e para que possas visitar muitas cidades egípcias

e aprender e continuar sempre a aprender com os seus escolares.



Tem sempre Ítaca na tua mente.

Chegar lá é o teu destino.

Mas não te apresses absolutamente nada na tua viagem.

Será melhor que ela dure muitos anos

para que sejas velho quando chegares à ilha,

rico com tudo o que encontraste no caminho,

sem esperares que Ítaca te traga riquezas.



Ítaca deu-te a tua bela viagem.

Sem ela não terias sequer partido.

Não tem mais nada a dar-te.



E, sábio como te terás tornado,

tão cheio de sabedoria e experiência,

já terás percebido, à chegada, o que significa uma Ítaca."



Konstantinos Kaváfis


..............................


Raquel Monteiro

Música da Noite



Sonho - Maria Bethania...

quinta-feira, 18 de março de 2010

Coluna do Jerry

Escravo do Tempo ou Senhor Dele?




Quantos foram os planejamentos que fiz e não consegui cumprir por faltar aquele elemento imprescindível na vida do concurseiro: tempo? Reiteradamente deixei a desejar em meus estudos com a desculpa (sim, desculpa) de ter que trabalhar, não sobrando TEMPO para estudar. Além do mais, não sou somente candidato; sou também motorista (levo e trago meus familiares para vários lugares), advogado, parecerista, professor e tantas outras funções que adquirimos ao longo do tempo.



Ah...tempo. Quanto o queremos, quanto o desejamos! Passamos anos e anos lutando para que haja mais algumas horas, minutos e segundos para que possamos caminhar cada vez mais para perto da nossa aprovação, do nosso tão almejado cargo...o serviço público! Que sonho.



Mas paremos por alguns instantes e saiamos dessa posição de sujeito (ou como queiram vítima), para observador. Sim. Pensemos por alguns instantes se realmente somos escravos do Tempo ou Senhor Dele.



Primeiramente, quando você está a estudar sente como que obrigado ou acha prazer naquilo? Acha impossível ter prazer no ato de estudar? Então, meu amigo, demorará muito mais para ser aprovado. Pesquisas apontam e confirmam que quando se lê algo com prazer, com vontade de estar ali fazendo aquilo há uma facilidade maior para que o nosso cérebro compreenda e memorize aquilo, pois ele (cérebro) “entende” que é muito importante de tal maneira que há o emprego de uma energia maior para tentar não esquecer aquilo. Diferente de quando pegamos algo por obrigação e “não vemos a hora de sair daquele lugar para irmos fazer outra coisa”. Dessa forma, o cérebro “entende” que aquilo é desnecessária a memorização eliminando rapidamente da nossa mente.



Por segundo, não sei em qual situação você se encontra hoje: de alguém que precisa mais do que depressa ser aprovado em concurso por algum motivo; ou de alguém que apesar de estar insatisfeito com a sua posição é possível permanecer por ela por mais algum tempo. Para esses dois tipos de pessoa eu digo: seja Senhor do seu Tempo! Como? Usando a tranquilidade e paciência. Não corra com as coisas; quase sempre a pressa é inimiga da perfeição. Já que você terá que estudar, e aprender muito bem tal ou qual matéria, o faça com qualidade e sem afobação. Assim você será Senhor do Tempo. Pois não é ele que te escravizará, mandando você estudar correndo tudo aquilo que necessita, com má qualidade, visando somente quantidade. Seja Senhor do Seu Tempo. Mas antes, seja Senhor da Sua Vida. Assim, você estará cada vez mais preparado para alcançar finalmente os louros da vitória.



Jerry Lima, um Concurseiro Profissional

quarta-feira, 17 de março de 2010

Pergunta da Noite

O que será que vai cair na segunda fase do concurso do Banco Central?

Alguém tem um palpite?

CONCURSO NOVO III

Se você tem interesse em trabalhar na cidade de Santos, SP, com os salários abaixo:

- nível fundamental: R$ 601,03

- nível médio: R$ 782 ou R$ 953

- nível técnico: R$ 1.415,60

- nível superior: R$ 2.647 a R$ 3.121,89

- veja o edital da Codesp - Companhia Docas de São Paulo

- www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/codesp10

CONCURSO NOVO II

- Anvisa

- 92 vagas

- nível médio

- técnico administrativo

- R$ 4.548,47

- inscrições até 2 de abril

- http://www.institutocetro.org.br/

- taxa R$ 40,00

- provas: 23 de maio

CONCURSO NOVO

- Aneel

- 186 vagas

- técnico administrativo - nível médio - R$ 4.852,47

- analista administrativo e especialista em regulação de serviços públicos + de R$ 9.000,00

- provas de conhecimentos básicos, específicos e discursiva - 16 de maio

- http://www.cespe.unb.br/

terça-feira, 16 de março de 2010

Coluna da Raquel

"É tudo novo de novo"




Eu sempre insisto no nome dessa música, pois a carrego como lema em minha vida. Parece enfadonho, mas sempre digo que a vida concurseira é cheia de passos atrás.



São passos que nos permitirão caminhar à frente. Por isso, quando me deparo com a missão de reler um livro que já foi devorado por mim, a experiência é única. Quando preciso refazer aquela prova em que fui mal ou na qual errei bobagens, a experiência é singular. Quando necessito estudar no mesmo curso em que estudei antes, aquilo é novo!



Pode parecer igual à primeira vista, mas não é. Lançamos um olhar diferente nessa vivência. Conseguimos visualizar coisas não vistas antes. Percebemos que estávamos menos experientes antes. Enxergamos minúcias antes não tão claras. Essa nova vivência apenas faz lembrar como foi o passado, mas é algo inédito.



Esse passo que mais parece ser para trás, na verdade, é um passo ao lado, um desvio que nos leva à frente. Quem disse que o caminho para a vitória seria linear? Com o tempo, vemos que há altos, baixos, labirintos e, também, as estradas ao lado que levam ao caminho à frente. É isso que representa a metáfora refazer coisas para melhorá-las.



Insistir nos meus sonhos, ouvir opiniões desconfiadas e, ainda assim, continuar também é um passo ao lado para dessas ideias me desviar. É preciso dar um passo atrás, passo ao lado e, depois, dar um passo à frente. Deixemos as pessoas falar porque todo mundo tem uma opinião sobre tudo. São posições não necessariamente corretas entretanto. Precisamos, também, nos ouvir um pouco. Afinal, nossa intuição às vezes acerta.



Que façamos tudo novo de novo quando for necessário!
 
 
 
Raquel Monteiro.

TJSP - NOMEAÇÕES...

Foram publicadas hoje as nomeações do TJSP para os seguintes cargos:

- psicólogo Capital: do 34º ao 43º colocado;

- médico Capital: 7º, 8º e 9º colocados;

Pergunta do Dia:

Você espera nomeação para (cargo, comarca e colocação)?

segunda-feira, 15 de março de 2010

Gabriela Braga é filha de uma amiga...



veja também:
http://www.vnews.com.br/video.php?id=5229

para participar do leilão em prol da Gabriela:
http://comprar.todaoferta.uol.com.br/par-de-chuteiras-autografado-por-john-terry-ajuda-pra-gabi-0ETJ9UPZQ1#rmcl

Gente,

A história da Gabriela Braga está descrita nas matérias acima. Além disso, ela é filha da Vera, uma amiga e servidora do TJSP, que conheço desde 1997.

Gabriela também é advogada, concurseira e chef de "cuisine", mas está impedida de trabalhar por recomendação médica. Luta contra o câncer há vários anos e não desiste nunca. Aliás, como disse na matéria, "já superou" tudo isso.

Vejam os vídeos e conheçam melhor a Gabriela.

Ademais, divulguem o leilão virtual, cujo produto será revertido em prol do tratamento. O pai de Gabriela faleceu recentemente em virtude de um AVC e ela perdeu a principal fonte de custeio. O tio dela é massagista do Chelsea e conseguiu a doação de um par de chuteiras autografado por Jhon Terry, zagueiro do Chelsea e da seleção inglesa, que está em leilão virtual no link acima.

Boa Sorte Gabi!

Abs.,

Douglas.

PERGUNTA DO DIA


Você está estudando para qual concurso público?


PETROBRÁS

- inscrições até 21 de março p.f.

- nível médio e técnico

- R$ 1.647,19 a 2.391,97

- nível superior

- R$ 5.685,07

+ benefícios

http://www.cesgranrio.org.br/

sábado, 13 de março de 2010

Estratégias para passar nos concursos...

Veja em:

http://g1.globo.com/Noticias/Concursos_Empregos/0,,MUL1527673-9654,00.html

Frase do Dia


"Se não está disposto a sacrifícios é melhor não jogar nem tempo nem dinheiro fora"

Ricardo Ferreira

Mensagem dos Alunos - Concurso da Caixa Econômica Federal

Vale a pena fazer esse concurso mesmo sendo cadastro reserva.

Eu fiz em 2006 fui convocada neste ano "olha só 4 anos" nem me lembrava mais mas o que vale é nunca perder a esperança, a fé e estudar sempre.

Fiz cursinho no Unicurso em 2007 e até hoje ainda sigo os conselhos do Prof Fabio e os seus também Professor Douglas.

Nem acredito que consegui, vc faz um trabalho magnifico sempre dando força aos seus leitores, valeu mesmo, mto obrigado por não nos deixar desistir.

Grande abraço!

Concurso Novo - Caixa Ecônomica Federal

- nível médio - técnico bancário novo

- R$ 1.452,00 - 30 horas semanais;

(+ benefícios)

..........................................................

- nível superior - advogado, arquiteto e engenheiro

- R$ 6.571,00 - 40 horas semanais;

(mais benefícios)


..........................................................


http://www.cespe.unb.br/


..........................................................



inscrições até 23h59 de 6 de abril p.f.




..........................................................



taxas: R$ 27,00 a R$ 60,00



..........................................................



As provas serão realizadas, simultaneamente, nas seguintes cidades: Rio de Janeiro/RJ, Niterói/RJ, Campos dos Goytacazes/RJ, Volta Redonda/RJ, Nova Iguaçu/RJ, São Paulo/SP, Osasco/SP, Ribeirão Preto/SP, Franca/SP, Piracicaba/SP, São Carlos/SP, Jundiaí/SP, Bauru/SP, Campinas/SP, São José dos Campos/SP, Sorocaba/SP, São José do Rio Preto/SP, Presidente Prudente/SP, Santos/SP e São Bernardo do Campo/SP.

sexta-feira, 12 de março de 2010

CEF

Acaba de sair edital para o concurso da Caixa Econômica Federal. Em breve, mais informações aqui.

terça-feira, 9 de março de 2010

Conheça o Filipe Pires!

Nossa, faz dois anos e meio que prestei o concurso pra escrevente da Capital, eu e minha namorada paramos de fazer aulas de inglês pra fazer cursinho.




Surgiu, então, o concurso pra escrevente da Capital. Me lembro de que depois da prova fiquei aguardando a classificação mesmo sabendo que minha nota não era alta (7,7) o suficiente para uma boa colocação. O Prof. Douglas havia colocado no blog que já tinha saído a classificação, isso foi de manhã, fiquei ansioso e eu “lerdo” fui lá no fórum ver o diário oficial, cheguei lá escolhi um cartório que o pessoal parecia receptivo e pedi o Diário Oficial, o escrevente olhou com aquela cara, mas foi trazendo pra mim; eu pensei que era um jornalzinho pequeno, e o escrevente ia empilhando em cima do balcão aquele monte de papel de mais ou menos meio metro de altura. Ainda pedi a informação de onde saíam as nomeações e classificações pra escrevente RS... O chefe do cartório disse: não tem nomeações não, o concurso já passou. Fui embora e cheguei no serviço, o Prof Douglas já colocara no seu site a classificação, fiquei bem no final da lista, em 1904º de colocação, fiquei feliz pela sorte, mas tinha que passar ainda na digitação, passei na prática de digitação, mas sabia que ia demorar pra ser nomeado. Não desisti, sempre entrando no blog pra ver e hoje aconteceu, depois de mais de dois anos de espera veio a nomeação final.



Passei no concurso de Taubaté Tb pra escrevente em 133º, mas não sei o que houve na prova prática de digitação que não consegui fazer os pontos.



Não parei de estudar e passei no escrevente de Caraguá em 46º minha melhor colocação. A digitação não foi problema, pois, levei uma reguinha pra não perder as linhas. Este, mesmo com melhor colocação, sei que é mais difícil conseguir porque demora mais.



Enfim, a vida de concurseiro não é fácil e é pra batalhar mesmo e o mais importante, não desistir jamais, que por mais que demore devemos continuar estudando até sermos nomeados e tomarmos posse, como o Prof. Douglas diz, todo esforço será recompensado.



Agora depois da agonia do exame médico deu tudo certo, fui lotado no João Mendes perto da praça da Sé.



Agradeço a Deus, às pessoas que acreditaram em mim, minha família, minha namorada que hoje é noiva rs, a todos os professores do Unicursos, em especial o Prof. Douglas, com suas aulas, conselhos, apostilas mágicas, com sua determinação em fazer pessoas nomeadas e por ser um ser iluminado, está sempre a frente em concursos e tem muito a nos ensinar.



Abraçooos,



Filipe Pires

segunda-feira, 8 de março de 2010

Coluna da Raquel...

Paródia - Água Mineral




Estudou Atos Administrativos? Não

Vai estudar? Vou

Olha, olha, olha!

É CONFIFORMOB

É CONFIFORMOB

É CONFIFORMOB

Que geniaaaaal

Você vai gravar legal



Legenda: Os elementos do Ato Administrativo são Competência, Finalidade, Forma, Motivação e Objeto = CONFIFORMOB.





Água Mineral


Carlinhos Brown

Bebeu água, não!

Tá com sede, tô!

Olha, olha, olha, olha a água mineral

Água mineral

Água mineral

Água mineral

Do Candeal

Você vai ficar legal



--

Raquel Monteiro

quinta-feira, 4 de março de 2010

Coluna do Jerry

A Força do Sonho




Alguém uma vez disse que sonhar seria uma maneira de fugir da realidade que se encontra, vez que as forças para lutar e o medo do fracasso já aterrorizam a pessoa. Independente de quem quer que seja que tenha dito tal pensamento, se famoso ou anônimo, célebre ou desconhecido, peço licença para discordar totalmente.



Muitas, mas muitas vezes ficamos cansados da nossa batalha individual e deveras árdua. Não são poucas as vezes que refletimos, olhando para nós mesmos e nos perguntando: será loucura continuar? Devo prosseguir ou é melhor desistir? Atire a primeira lei seca quem nunca cogitou em tal atitude.



O cansaço nos alcança, seja para aqueles que somente estudam ou para aqueles que além de se prepararem para as provas trabalham, têm família, papagaio, periquito, cachorro para cuidar. E como é difícil estudar depois de um longo e, às vezes parecendo interminável, dia de trabalho. Ou, ao contrário, após a sexta, sétima hora de estudo, olhar para aquela quantidade imensa de material e continuar firme.



Quantas vezes a rotina nos pega de jeito e como reiteradamente aquela (rotina) se assemelha a uma pessoa, apontando o dedo para você e dizendo que nada irá mudar, tudo continuará difícil e que você não sairá desta situação que se encontra.



E a vida, não contente com tais fatos, ainda joga a família contra você, a qual começa a cobrar, mesmo você explicando pacientemente que não é rápida a aprovação, que demora a ser convocado, para que eles te compreendam, e nada.



É nessas horas, que você está a ponto de explodir, pegar os livros e fazer uma bela fogueira com os coitados, que você deve se desligar.



APERTE A TECLA OFF DO SEU CÉREBRO!



E voe.



Imagine-se em seu cargo, na sua sala, no seu gabinete, na sua mesa, trabalhando no que deseja muito. Visualize as pessoas falando com você, aquela festa, as suas lágrimas no dia da posse ou simplesmente no silêncio da leitura de seu nome na convocação. Sonhe com o seu automóvel (ao ter que andar a pé ou usar o transporte público); faça como eu: escolha um carro; e quando ele passar por você olhe bem para a marca, o modelo e diga com firmeza: um dia!



A atitude de sonhar não é uma ação covarde ou fugitiva. É uma benção! É a maneira que aquele Ente que nos colocou aqui (seja o acaso ou algum ser divino), criou para que nós, seres humanos e limitados, possamos retirar forças para continuar as nossas batalhas individuais. Aproveite e siga em frente!



Jerry Lima, um Concurseiro Profissional

terça-feira, 2 de março de 2010

Coluna da Raquel!

Mais uma vez os esportistas...




Sei que já virou clichê comparar os atletas com os concurseiros, mas nunca é demais ressaltar como podemos aprender coisas boas com eles. Eu aprendi muito com as Olimpíadas de Inverno de Vancouver.



Essa sexta-feira eu precisei resolver algumas coisas fora de casa. Daí, fui ao cabeleireiro para cortar o cabelo. Lá, ligaram a tv e estava passando a final do patins no gelo feminino. Um espetáculo lindo demais! Aquelas mulheres são muito talentosas porque reunem os atributos do equilíbrio, da elasticidade, da força e da dança. Enfim, é uma senhora atração para ver. É um tipo de coisa que não assistimos sempre na televisão.



Bem, conforme fui vendo enquanto esperava a minha vez, fui ficando atenta à técnica delas. As apresentações eram feitas por contagem regressiva. Iam ficando para o final as cada vez melhores. Uma das atletas perdera a mãe no final de semana anterior e estava lá, executando sua performance belamente. Foi um exemplo de superação. Ficava para mim a mensagem de que "a vida deve continuar".



Algumas patinadoras novíssimas estreavam como grandes vencedoras, outras veteranas viram sua técnica e anos de treino virarem tombo. Umas que caíam começavam muito bem, mas iam de mal a pior após o tombo. Outras deixaram o nervosismo as dominar. Vi atletas tidas como favoritas perderem posições, não chegando nem mesmo a subir ao pódio.



O que eu pude transportar disso tudo para os estudos para concurso? Eu vi que podemos ser experientes, devotados ou inexperientes, novatos, mas o peso que nosso fator emocional exerce sobre nossos atos e resultados é muito grande. É a chamada inteligência emocional, tão propalada na década de 90.



Esse tipo de inteligência ou habilidade nos permite gerenciar todos os conhecimentos, emoções, informações que temos. Quem se preocupa com esse tipo de raciocínio aprende muita coisa. Entre elas, a lidar com a pressão, com situações de desconhecimento, situações de desaprovação alheia. Muito frequentemente enfrenta-se melhor as provações desconfortáveis que outras pessoas ditas mais qualificadas tecnicamente.



Percebi que muitas atletas e muitos concurseiros não possuem tal domínio. Muitos se dedicam com o corpo e a alma aos seus objetivos, mas não entendem o que acontece no momento em que deveriam brilhar. Suas mentes travam, seus corpos somatizam diversas sensações desagradáveis e indesejadas. Isso traz muita revolta a quem sente tais coisas.



Diante desses questionamentos, eu lhes convido a repensar sobre as suas posturas diante dos estudos. Reflita a respeito de como você encara o dia da sua prova, seus dias de preparação. Se você estuda com garra, não há motivos para medrar no momento dos testes. Pense bem! Pode ser que sua dedicação seja ótima e que só falta você perceber isso para confiar em si mesmo (a).



Raquel Monteiro é advogada e professora no RJ.

segunda-feira, 1 de março de 2010

CONCURSO NOVO II: Escrivão, Polícia Civil de SP

- 484 vagas

- Escrivão da Polícia Civil de São Paulo

- Nível Superior

- R$ 2.206,56

- inscrições: http://www.nossacaixa.com.br/

- se você vai prestar este concurso, não pode deixar de acompanhar o Blog do Prof. Daniel: http://www.danielestefano.com/

CONCURSO NOVO: Petrobrás

Amigos,

- 97 vagas

- Níveis: médio, técnico e superior

- R$ 1.900,00 a R$ 5.600,00

- várias áreas, inclusive Direito, Administração, Economia, Publicidade, Engenharia Ambiental, Odontologia, etc.

- http://www.cesgranrio.org.br/

- provas em 11 de abril e 2 de maio p.f.