Republico o artigo abaixo, tendo em vista o interesse dos inúmeros escreventes nomeados no dia de hoje:
Como pedido pelo meu amigo, o professor Douglas, segue meu relato sobre o 1º ano como escrevente.
Entrei em 27/03/2008, ja já estarei com 1 ano, faltam alguns dias, rs.
Bem, primeiramente para os preocupados se irão chamar ou não mais gente, não se preocupem, faltam uns 3 mil escreventes pelo estado, na capital nem se fala, e realmente a preferência é sempre para lá, mas também na lista de pessoas nomeadas tem um monte que não toma posse, ou que toma e logo depois pede pra sair, porque se preparem, demora uns 2 meses para receber o primeiro salário, o bom é que ele vem acumulado, e o salário já esta líquido em 2700, não esqueçam de pedir gratificação por digitação para o Diretor do cartório, aumenta uns 20 reais.
Bem, o trabalho lá depende muito de onde você irá cair, eu estou lotado no 13º grupo de câmaras do extinto 2º Tac, Fórum João Mendes, é Vara Cível, particularmente adorooooooo meu cartório, mas não são todos que podem dizer o mesmo, assim, como existem cartórios bons, existem péssimos também, aqueles que o Diretor não deixa você nem abonar que ele dá falta justificada, e também cartórios que tem mais estagiários que escreventes tamana a falta de funcionários, mas existem os ótimos também, eu dei sorte, meu cartório está com o nº máximo de escreventes e auxiliares, lido mais com a parte de despachos e sessão de julgamento, e pessoal, não tenham dúvidas, vocês irão trabalhar muitooooooooooo, minha semana é bem dividida, terça-efeira é dia de sessão de julgamento, nada mais é do que você auxiliar os desembargadores no julgamento, deixar a sala arrumada, essa é a parte fácil, o problema é depois da sessão, eu volto em médio com uma pilha de 150 votos pra minha mesa, tenho que triá-los, para ver se não têm erros e lançar as súmulas e depois enviar tudo isso para digitalização, geralmente faço isso em um dia, no dia seguinte vem aquela pilha de processos para lançar os depachos, cumprir determinações, fazer ofícios, cartas de intimação, citação, mandados, geralmente na quarta vem uma média de 50 processos, se for tudo fácil demoro um dia pra fazer tudo e mandar para publicação na internet, quinta feira é a mesma coisa, na sexta também tenho outra sessão, mas como não sou responsável por essa, apenas auxili-o a sessão, quem confere tosos os votos é outra pessoa, porém os despachos que vêem dessa sessão vão tudo pra minha mesa, tento sempre sair sexta feira com a mesa limpa, não é fácil, porque tem dia que realmente só vem despacho complicado, com vários determinações, aí realmente demora muito, preparem os óculos, computador é usado muito e lê-se muito.
No início irão apanhas demais com a linguagem jurídica, principalmente para escrever, eu no início e nos 8 meses seguintes não conseguia fazer um ofício sem que meu chefe altera-se ele devido a linguagem, você pensa que nunca vai aprender mas aprende sim, o pessoal ensina bem, ajuda muito.
Além desse serviço tem dias que você tem que ajudar a montar as pautas de julgamento, publicações de acórdãos, atender balcão (ta aí uma coisa que só fiz umas 20 vezes em 1 ano), odeio ficr lá, advogado na grande maioria é muito chato, sem falar em ALGUNS estagiários de direito que se acham os conhecedores de tudo e tratam você muito mal, mas ica quieto e deixa passar.
Para quem quer subir lá dentro, se vc tiver direito pode ir para gabinete ou mesmo sem direito assumir a supervisão de sala, eu to tentando ir para gabiente, preferência para os dos Desembargadores que trabalho, são tranquilos desde que vc não faça nada errado.
Lá dentro irão encontrar muito escrevente que não quer fazer nada, isso é ruim, porque sobra tudo pra vc, mas por outro lado ajuda vc a cresçer lá dentro mais facilmente e ser notado também, por isso, trabalhem muito, mostrem serviço que irão se dar bem.
Agora para os interessados em moradia, média para quem quer morar no centro de 700a 800 com condomínio, o dífícil é achar apto com estacionamento, geralmente aluga-se, aí varia muito de onde vc esta, no centrão mesmo um integral gira aí na casa de 240, eu pago 120, porém demoro 10 min pra chegar lá, fica na liberdade, também dei sorte, moro em frente ao fórum numa ótima kitnet, pago com condomínio 510, mas é difícil achar nesse preço, demorei 3 meses para encontrar, tenho um colega que não deu tanta sorte e paga 840, sem garagem.
Imobiliárias aqui na liberdade geralmente só fiador ou deposito, seguro fiança é difícil ainda.
Escrevente também pode ser escrevente estenotipista, se não me engano salário em 3900,porém para conseguir fazer o curso o diretor tem que liberar, e vc fica 6 meses fazendo o curso, isso significa 6 meses fora do cartório, tendo em vista que é no horário do trabalho, assim já sabem, pra conseguir essa liberação só sendo muito sortudo, ou trabalhando no nucleo de estenotipista ou em vara criminal, que eu creio ser mais fácil, já na cível bem difícil.
Bem, é isso amigos.
Qualquer duvida, ajuda ou contato mandem e-mail: digodigo02@hotmail.com
ahh...tem kitnet aqui no edifico alugando, está 540 com condomínio sem garagem, em frente ao joão mendes. Quem quiser ainda tem.
Boa sorte a todos,
Att. Rodrigo.
4 comentários:
Belas dicas, Rodrigo.
Acho que já tinha lido seu post da outra vez, mas relê-lo ajudou muito :D. Quando for nomeado já sei quais linhas seguir e a quem recorrer também :D!
Abx e sucesso
Postei este comentário para agradecer e MUITO esse relato!
Foi muito útil e sanou diversas dúvidas.
Parabéns pela iniciativa!
Olá!
Prof.Douglas, gostaria de saber qual o valor dos vencimentos mensais que um escrevente lotado em gabinete de desembargador ganha atualmente. Grata.
Janaina
Olá!
Douglas, vc sabe qual o valor dos vencimentos de um escrevente lotado em gabinete de desembargador atualmente? Grata,
Janaina
Postar um comentário