sexta-feira, 30 de abril de 2010

Prof. Fábio is Back!

O concurseiro, os três ladrões e os três amigos



Caro (a) amigo (a) concurseiro (a), muita paz para você e sua família. Ao longo do tempo, inúmeros trios ficaram famosos na história da humanidade: podemos recordar os três mosqueteiros, os três patetas, os três porquinhos; mais recentemente as três meninas super poderosas ...



Pois é. Mas hoje eu gostaria de falar sobre um trio que pode trazer sérios problemas para o concurseiro: três ladrões terríveis e impiedosos que roubam do concurseiro um de seus bens mais preciosos: o tempo. Afinal, não existe um concurseiro no mundo que não tenha reclamado ao menos uma vez na vida da falta de tempo para estudar. Estes três ladrões são conhecidos por um nome bastante tradicional: meios de comunicação. Os mais modernos costumam chamá-los de novas mídias.



Passemos à descrição dos mesmos:



1)Televisão: ladrão de tempo de extrema periculosidade, pois está presente na casa de praticamente todos os concurseiros, ás vezes até em mais de um lugar. Este ladrão possui um verdadeiro arsenal de armamentos, destacando-se:



- Novelas: quem viu uma, viu todas. Nos últimos tempos, estão cada vez mais repetitivas e apelativas. Assistindo a um capítulo por semana, você poderá acompanhá-la tranquilamente. È uma arma de tempo perigosa, pois aparece todos os dias. Se você não vive sem isso, escolha uma (apenas uma !!!) para acompanhar



- Futebol: falo com conhecimento de causa, pois gosto muito. No entanto, a quantidade de partidas transmitidas pela televisão aumentou muito, o que torna esta arma de alto risco. Campeonatos nacionais e internacionais interessantes e inexpressivos são transmitidos ao vivo. Se você quiser assistir a tudo, passará apenas em concurso para comentarista esportivo. Todavia, este concurso ainda não existe. Para esse tópico, vale a dica do item anterior: se você aprecia futebol ( como eu), selecione apenas algumas partidas (as melhores) para assistir. Por enquanto, deixe as mesas redondas de lado, pois geralmente é só discussão inútil. E ao invés de ficar apenas assistindo aos outros praticarem esporte, faça uma atividade física, que é excelente para a saúde



- Outras armas: seriados ( um só no máximo), reality shows (você consegue assistir a isso ???), documentários (só se for ensinando a passar em concurso), filmes (desde que seja bom), programas de televendas (passe primeiro no concurso para poder gastar) etc



2) Internet: ladrão de tempo que usa técnicas modernas e avançadas, que atinge especialmente os concurseiros mais jovens. Se você acessa a internet pensando em gastar dez minutos, tenha certeza de que gastará vinte. Vários especialistas em administração do tempo afirmam que o hábito de checar a todo momento seus e-mails é fonte de imenso gasto de tempo. Muitos concurseiros ficam mais tempo na internet do que diante dos livros e apostilas ! Nos fóruns de concurseiros, muito papo furado e pouco estudo ! Boatos, teorias malucas sobre concursos que um dia irão acontecer, milhares de especialistas dando dicas furadas ou já conhecidas, material de estudo desatualizado, pessoas mais interessadas em bater papo do que estudar e o que é pior, perda de tempo ...



3) Telefone: este ladrão de tempo perdeu um pouco de seu poder para o ladrão do item anterior, mas ainda é bastante temido. Quantas vezes não interrompemos o nosso estudo para atender ao telefone. Na maioria das vezes, telemarketing ou conversas desnecessárias que roubam o nosso tempo. Isso quando alguém não nos telefona para falar da vida alheia .. Alguns concurseiros se tornaram escravos do telefone celular. Atendem ao celular durante as aulas do curso preparatório, atrapalhando a sua preparação e praticando um ato de desrespeito e falta de educação com os professores e colegas de sala



Caro (a) amigo (a) concurseiro(a), é evidente que os três ladrões acima indicados podem se tornar três aliados valiosos na preparação para o concurso.



A televisão nos traz muita informação, mantendo-nos atualizados com o que acontece no Brasil e no mundo. É companhia para os solitários e único meio de lazer de milhões de pessoas. E nas horas de cansaço, é muito bom deitar-se no sofá e assistir descompromissadamente a algo leve e descontraído.



Eu assisto a muita coisa na televisão. No entanto, é importante refletir sobre o papel que ela desempenha em nossa vida: ladrão de tempo ou aliado ?



A internet, por sua vez, auxilia inúmeros concurseiros no caminho rumo á aprovação. É para muitos fonte de pesquisa, de estudo, de ajuda mútua entre concurseiros, de troca de experiências valiosas. Muitos realizam até mesmo cursos on line, uma realidade que tende a aumentar. Este artigo que escrevi pôde ser divulgado a tantas pessoas graças á internet ... Mas será que para você a utilização da internet vem sendo auxílio na preparação ou desperdício de tempo ?



O telefone, por sua vez, é um grande aliado na comunicação entre concurseiros, na obtenção de informações e nas situações de nosso cotidiano. Hoje, seria impossível imaginar nossa vida sem ele !



Mas é preciso usar com moderação ...



Desse modo, amigo (a) concurseiro (a), faça destes três meios de comunicação: televisão, internet e telefone., três grandes aliados que certamente ajudarão muito em sua caminhada rumo á aprovação em concurso público


Prof. Fábio Vieira
Contato: fabiooficial@yahoo.com.br

quarta-feira, 28 de abril de 2010

TJSP: novas nomeações Escrevente

Foram publicadas hoje no DJE convocações:


- Piratininga, Pirajui, Agudos, Lençóis Paulista, Duartina  (até 23º de Bauru);


- Rio Claro, Brotas (até 9º lugar de Rio Claro)


- Americana, Hortolândia, Nova Odessa (até 26º lugar de Americana)


- Barretos, Colina, Viradouro, Guaíra, Monte Azul Paulista (até 18º lugar de Barretos)

terça-feira, 27 de abril de 2010

Concurso Novo: Banco do Brasil

- cargo: escriturário (cadastro de reserva p/ o interior de São Paulo)

- R$ 1.132,80 + vantagens

- 30 horas por semana

- clt

- inscrições de 3 a 14 de maio p.f.

- Organizadora: Fundação Carlos Chagas

- R$ 40,00

- prova com 70 questões

- data da prova: 6 de junho p.f. (previsão)

- local: Araçatuba, Araraquara, Barueri, Bauru, Campinas, Franca, Jundiaí, Lins, Marília, Mogi-Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Sorocaba, Votuporanga e Taubaté.

- conteúdo programático (o que vai cair na prova):

CONHECIMENTOS GERAIS:

* língua portuguesa

* atualidades

* matemática

* raciocínio lógico

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

* conhecimentos em informática

* conhecimentos bancários

* habilidades no atendimentos

É isso aí.

O que você achou do edital? Deixe sua opinião!

Novela da Aprovação: A temida perícia médica!!!

Olá amigos concurseiros!!! Cumprindo a promessa da semana passada, venho contar a saga da perícia médica. E tenho boas notícias: é possível, na imensa maioria das vezes, sair com o tão sonhado “apto” no formulário médico... É só tomar alguns cuidados, fazer todos os exames com a antecedência necessária, e ficar calmo, senão a pressão arterial sobe mesmo. E se subir um pouco, relaxem, os médicos sabem do nosso nervosismo.



Eu já estava lá desde às cinco da manhã (primeira a chegar), ansiosa como sempre. As portas se abriram às sete horas em ponto, e o segurança organizou duas filas. Uma para os que estavam fazendo perícia para afastamento/ aposentadoria, e estavam ali pra provar a doença, e outra para os que estavam ali pra ingressar no serviço público (diversos cargos), e estavam ali para provar a plena saúde. Primeiro chamaram os “saudáveis”. E eu puxando a fila, toda feliz.



Lá dentro dividiram a fila dos saudáveis em duas: uma para os que estavam lá pra retorno, e outra para os que estavam chegando ali para primeira perícia. Nos dirigimos para o primeiro andar, nos sentamos em fileiras de cadeiras (umas oitenta pessoas na primeira leva) e aguardamos o encaminhamento para os médicos, PELA ORDEM QUE O DPME GUARDOU OS FORMULÁRIOS!!! Portanto, galera ansiosa como eu: Fica na cama até mais tarde que você ganha mais. Fica a dica!



Quando eu fui levar os documentos no RH do TJ/SP (contei essa história na semana passada), respondi um questionário sobre toda a minha vida, de histórico acadêmico à saúde própria e da família. A parte que fala da saúde, a gente leva antes para o DPME junto com guia médica com o agendamento da perícia. É a isso que eu me refiro quando falo em formulários, e é exatamente isso que define a ordem que você vai ser atendido na perícia.



Em meia hora fomos encaminhados, novamente em fila, para o atendimento médico. Lá a fila se dividiu. Uma parte para o oftalmologista, outra para o clínico geral e mais uma, só de mulheres, para a ginecologista. Eram dois médicos de cada especialidade atendendo.



Passei primeiro pelo oftalmologista. Quem usa óculos, faz o exame de óculos, sem nenhum problema. Uma colega de aflição, digo perícia, foi retida. Teve que remarcar a perícia com o “oftalmo” e refazer o grau dos óculos. Mas acredito que ela não terá problemas da próxima vez. Nesses casos a posse é prorrogada pelo RH. Eu passei pelo “oftalmo” sem problemas. Exame clássico de ler as letrinhas. Primeiro tapa um olho e lê com o outro, depois inverte. Errei uma letra, o médico pediu pra eu ler de novo, eu li corretamente e ele me classificou como apta. Ele não dá o resultado na hora, mas como eu perguntei, ele falou que eu estava apta.



Depois que a primeira leva, que passou pelo mesmo médico que eu, foi atendida, uma funcionária recolheu todos os formulários e nos encaminhou para o próximo médico. Dessa vez fui para a ginecologista. Viu meu papanicolau, minha colposcopia e a biópsia, porque apareceu uma manchinha no colo do meu útero. Disse que estava tudo ok e que eu estava apta. Importante frisar para as meninas que se aparecer alguma mancha na colposcopia, como foi o meu caso, não se desesperem, mas FAÇAM A A BIÓPSIA E LEVEM NO DIA! Geralmente essas manchinhas são cicatrizes normais, quase toda mulher tem, especialmente se já passou por cauterização. O problema é não fazer e não levar a biópsia. Duas colegas foram retidas e tiveram suas perícias remarcadas com a ginecologista porque não levaram. A biópsia é feita na hora, junto com a colposcopia, não dói nada (juro por Deus, o colo do útero não tem sensibilidade!), e se você não fizer vai ter que repetir a colposcopia ( pagar o exame duas vezes à toa). Ah, as mulheres com mais de quarenta anos tem que levar mamografia, as mais jovens não. A ginecologista faz pergunta sobre cirurgias (inclusive silicone) e filhos.



Finalmente, depois que toda a mulherada passar pela “gineco”, a funcionária recolhe novamente os formulários e encaminha para o clínico geral, o último médico. Nessa hora eu dei azar, e mandaram o meu formulário de novo para o “oftamo”. Como eu estava esperta, logo percebi, e fui atrás. Percebi porque na frente de cada formulário tem uma foto três por quatro nossa. Aqui, outra dica: É muita gente pra ser atendida junto, então vale a pena prestar atenção para não perderem seu formulário.



Corrigido o erro, formulário na fila certa, passei pelo clínico geral. Mediu a pressão, fez uma série de testes, mandou agachar, levantar, ouviu pulmão, coração, viu as canelas (acho que pra ver se a pessoas tem varizes, mas não tenho certeza). Eu consegui espiar no formulário que a minha pressão deu doze por sete e que o médico escreveu apta . Ah, ele também olhou os exames de sangue e fez anotações.



Depois disso, a gente aguarda um pouco pra ser liberado por outra funcionária, que informa que de três a cinco dias úteis os laudos periciais ficam prontos e que é pra gente ligar no RH pra saber o resultado e a data da posse. Todos os exames, exceto o Raio X de tórax ficam no DPME. Fui liberada às onze e vinte da manhã. Semana que vem eu conto se deu tudo certo, mas acho que vai dar. Qualquer dúvida ou esclarecimento, postem comentários que eu respondo.



Segue abaixo a lista de exames pedidos pelo TJ e o prazo de validade dos mesmos, atendendo ao pedido da leitora Paula.



Saudações concurseiras!



Karina Palacio Cunha


Exames Laboratoriais:
Hemograma completo – validade de 30 dias;
Velocidade de hemossedimentação – validade de 30 dias;
Glicemia de jejum – validade de 30 dias;
Uréia e creatinina – validade de 30 dias;
TGO – TGP- Gama GT – validade de 30 dias;
Tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPA) – validade de 30 dias;
PSA – validade – 180 dias – para homens;
Urina tipo I – validade – 30 dias;
Raio x de tórax com laudo – validade – 30 dias;
Eletrocardiograma (ECG) com laudo – validade – 30 dias;
Colpocitologia (papanicolau) – validade – 360 dias para mulheres até 50 anos e – 180 dias para as acima de 50 anos;
Colposcopia – validade- 360 dias para mulheres de até 50 anos e – 180 dias para as acima de 50 anos;
Mamografia – Para mulheres de 40 a 50 anos de idade – validade 360 dias. Para mulheres acima de 50 anos – validade de 180 dias.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

"Com o rei na barriga e com a bomba na mão"

Olá, leitores. Hoje estamos de volta com mais um artigo. Só não sei se vocês estão gostando do que estou escrevendo porque quase não venho recebendo comentários. Nem preciso dizer que adoro a participação e a interação de vocês, pois possibilita muitas ideias novas para os próximos artigos.



Bem, hoje vou falar de pessoas. Gente que tem o rei na barriga e uma bomba na mão. Não, não são mulheres grávidas candidatas ao trono de uma família real. Falo de gente comum, mas que "se acha", que se sente a "última Coca-Cola Light Lemon" do deserto, a "última bolacha do pacote", a última palavra em concursos públicos. Gente que adora tentar nos derrubar. Não serei repetitiva e não falarei de novo sobre as "Sandálias da Humildade", prometo.



O fato é que alguns estudantes são alunos brilhantes na época escolar, nos vestibulares, nas faculdades. Como isso foi uma regra a vida inteira, acham que vão arrasar, sem batalhar muito e sem humildade, nos concursos públicos. Por isso, essas pessoas acabam menosprezando outros que batalham sem vergonha das derrotas. Outros pensam que vão derrubar seus concorrentes com terror psicológico. Ledo engano.



Vejo isso acontecer muito no meu cotidiano. Não é caso isolado, mas diversas ocorrências. Esses terroristas simplesmente não entenderam ainda que a realidade dos concursos públicos é muito mais ampla que a antes.



Essas pessoas simplesmente não enxergam um palmo sequer à sua frente. Elas têm uma visão distorcida da realidade. Não percebem que os concursos são um tipo de processo seletivo muito singular e que não vai ter valorizado alguns talentos que eram priorizados outrora.



No caso do terrorismo, mesmo na tentativa inútil de fazer nos desanimar ou nos amedrontar, não se consegue nenhum resultado efetivo nos ditos "concorrentes". Tem-se, no máximo, mais um nervoso, além do terrorista original. Afinal, esse tipo de atitude é de gente insegura e nervosa. Quem confia em si mesmo não precisa usar desses subterfúgios.



Estou longe de ficar justificando as quedas das pessoas que não estudam, nem mesmo desvalorizando quem tem facilidade nos estudos. Apenas estou glorificando aquelas pessoas que vivem sentindo dor nessa luta por uma vida digna e calma. Vida essa que o concurso público se propõe a transformar. Enalteço muito quem é humilde e procura devagar e sempre progredir em seus estudos.



O que eu quero trazer de mensagem para o leitor é o seguinte: blinde-se contra essas pessoas que só querem desconstruir. É preferível seguir só nessa luta que mal acompanhado. Se for preciso o afastamento de pessoas assim, não tenha receio de fazer isso. Deixe os esnobes e os terroristas serem infelizes (ou felizes, vai entender) sozinhos. Senão, eles jogarão bombas em vocês.



Raquel Monteiro

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Nomeações - Escrevente - TJSP - Interior

Foram publicadas nomeações para as Circunscrições Judiciárias abaixo:

* 35ª CJ - Lins

* 8ª CJ - Campinas

* 30ª CJ - Tupã

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Novela da Aprovação: o que acontece depois da nomeação/admissão.

Olá amigos concurseiros!!! Semana passada contei pra vocês a minha trajetória como concurseira, até o momento que vi meu nome no Diário Oficial. Não preciso nem dizer que foi só alegria, mas o que acontece depois?



Aqui começa outra novela.



No dia da publicação no Diário Oficial da minha admissão como escrevente, acordei tarde, dez da manhã. Estranhamente me permiti ficar na cama. Meu “namorido” acorda regularmente nesse horário, já que ele só entra no Ministério Público Federal, onde é analista, às onze da manhã. Eu acordo sete e meia, oito horas. Levantei junto com ele, ele pro banho, eu, sonolenta ainda, pro computador.



Acessei meus e-mails e entrei no fórum de concursos que eu frequento, pra ver se havia postagens com alguma novidade. O fórum estava de ponta-cabeça: com as postagens mais recentes primeiro e as mais antigas depois. Comecei a tremer ao ler a a primeira: Parabéns galera, agora é começar a correr atrás da documentação. Depois li a anterior: quais os exames que precisam ser feitos? Nisso meu coração disparou. Comecei a descer a barra de rolagens rapidamente até chegar na extraordinária notícia: Zerou, zerou a lista!!! Todos os 213 aprovados no concurso para escrevente do Tribunal de Justiça da Capital foram admitidos!!! Finalmente chegou nossa vez!!!



Surtei. Comecei a gritar como maluca: UUUUUUUHHHUUUUUUUUUUUUUUU!!!UUUHHHUUUUUUUUUUUU... Meu filho-cão começou a pular em mim sem entender nada, mas compartilhando a mesma alegria. Meu “namorido” saiu do banho assustado, preocupado com a minha gritaria. E eu histérica, sem conseguir me conter, nem explicar. Deixei-o em pânico, até que eu o puxei pra frente do computador e mostrei: Olha, meu nome saiu no Diário Oficial. Ganhei um abraço, parabéns e uma frase pra reflexão: “É, a primeira nomeação a gente nunca esquece...”



Tudo bem que no meu caso não foi nomeação, foi admissão (Lei 500 - mas isso é assunto pra outro post), mas a emoção foi tamanha, que liguei para uma amiga vir me ajudar na romaria atrás da documentação, simplesmente porque não conseguia parar de tremer. Liguei pra família, chorei, liguei pros amigos, gritei pela janela, tomei um bom banho e...comecei a colocar a cabeça no lugar.



Quando minha amiga chegou já estava calma, apesar de estupidamente feliz, com a lista da documentação necessária em mãos, os exames que já havia feito, tudo numa pasta, pronta pra sair.



Galera, aí começa a correria, exames médicos pra fazer, certidões pra pedir, documentos que nem sempre temos em mãos para juntar. Eu como sou ansiosa, já estava com quase tudo pronto. Já tinha a lista de exames e documentos a muito tempo. Explico: como eu já disse, frequento, desde a homologação do concurso, um site com fórum de discussão sobre o tema, e a cada leva de nomeações/admissões, acompanhava o processo dos nomeados/admitidos, os pedidos de certidões, quanto tempo levava pra ficar pronto, os documentos exigidos, originais e cópias, os exames médicos e o prazo de validade de cada um, as angustias com o resultado do laudo do perito, tudo, absolutamente tudo que precisa ser feito pra se tomar posse.



Só um parenteses: em momento algum eu duvidei da minha admissão, sabia que ia demorar, mas tinha isso como certo! Mesmo quando alguém me dizia que poderia ser que não chamassem todos os habilitados, mesmo assim eu não dava bola. Tá, eu sei, chego a ser boba de tão otimista, mas prefiro ser assim a ficar sofrendo esperando o pior.



Bom, como a admissão era certa (ao menos na minha cabeça sempre foi!), e eu achava que viria entre o dia trinta de março e quinze de abril, no dia dezesseis de março, fui a um hospital do SUS. lLista de exames em mãos, passei por um plantonista do “PS”, disse que tinha passado no concurso e que precisava de requisição de todos aqueles exames, alguns com laudo, inclusive. O plantonista fez o pedido de todos, e olha que a lista era grande, e realizei os de sangue e de urina no próprio hospital. Ficaram prontos em duas horas. Tudo de graça( a “espertona” aqui não tem plano de saúde, nem grana pra gastar com médico particular). Quer dizer, de graça mesmo, só os de sangue e urina, os demais (aqueles que tem que ter laudo) fiz numa rede de laboratórios que tem uma “tabela popular”- bem, nem tão popular assim, mas parcela em até cinco vezes no cartão. Fiz raio X de torax, eletrocardiograma, colposcopia e colpocitologia (vulgo Papa Nicolau) e até mamografia. Depois confirmei que a mamografia só era necessária pras mulheres maiores de 40 anos. Todos os exames ficaram prontos em três dias.



Então não precisa de afobação, tudo acaba ficando pronto no prazo. Eu que sou ansiosa e gosto de fazer tudo antes. E vocês devem estar se perguntando: de que eu ainda precisava ir atrás? Faltava tirar xerox dos meus documentos originais, tirar fotos, pegar certidões que ainda não tinham ficado prontas. E nesse ponto das certidões, fica a dica: O TJ exige Certidões dos Distribuidores Criminais e de Execuções Criminais. São bem simples, e se você der sorte de pegar um servidor gente boa, sua certidão sai na hora. Senão, e foi esse o meu caso, a certidão demora cinco dias úteis pra ficar pronta, ou mais que isso. As minhas demoraram oito.



Aprontei tudo que faltava, e no fim da tarde estava eu lá no “RH do TJ”. Detalhe: como eu compareci no dia da admissão, eles não ficaram com nenhum dos meus documentos, disseram que só estariam aceitando a partir do dia seguinte. Mas, quer saber? Foi bom. A servidora que me atendeu no RH, fez a gentileza de conferir se a minha documentação estava toda em ordem e me informou que ainda não estavam liberando as guias para o agendamento da perícia médica no “DPME”. Não peguei fila, não esperei, fui super bem atendida, e tranquila que os documento e exames estavam todos em ordem, só retornei dois dias depois, assim que me informei por telefone que as guias com o agendamento da perícia médica já estavam sendo liberadas.



Amanhã vou fazer a perícia. Tô um pouco ansiosa (só pra variar), mas tenho certeza que vai dar tudo certo. Vou chegar bem cedo, antes do “DPME” abrir. Depois eu conto pra vocês como foi. Apesar de parecer uma novela toda essa correria atrás de documentos, exames, certidões, garanto a vocês, nunca tive tanto prazer em me preparar pra algo como estou tendo nessa preparação para posse.



Saudações concurseiras,

Karina Palacio Cunha

terça-feira, 20 de abril de 2010

Cantinho da Raquel!

Equação: estresse + rotina cansativa + baixa imunidade = você adoece



Olá leitores!



Primeiramente, venho pedir-lhes desculpas por tê-los deixado sem artigo na última segunda-feira. A razão pela qual deixei de escrever para vocês foi de saúde.



Pois é...eu venho sempre assumindo muitos compromissos de estudos, profissionais e etc. Eu sempre penso que vou dar conta de tudo. Fico achando que eu sou a mulher maravilha, mas no fundo eu não sou tão heroina assim, rs.



O fato é que, por alguma razão, a gente quer se superar cada vez mais. Quer vencer os próprios limites nos estudos, nas realizações pessoais e deseja ser uma pessoa presente em toda parte. Só que é uma impossibilidade!



Infelizmente, a vida concurseira requer de nós uma devoção muito grande e, ao mesmo tempo, muita saúde. Esse último item eu deixei a desejar na última semana, pois corri muito para fazer um sem-número de coisas e me alimentei mal, dormi pouco, preocupei-me muito. Todas essas coisas, quando juntas, fazem baixar o sistema imunológico, dizem os médicos.



Só que nosso maior material de estudo, fora nossos livros, é o nosso corpo! É ele que vai nos possibilitar sentar algumas horas em uma cadeira para ler aquele delicioso livro de Direito Constitucional. É ele que vai processar, internamente, aquele aprendizado do Direito Administrativo. Apenas para ficarmos nos exemplos.



O fato é que eu não ouvi aos apelos que o meu corpo me fez e estou me curando de uma laringite! Sim, o nome é feio e trata-se de uma inflamação meio dolorida na garganta. É algo que traz um certo mal-estar, pois dói e deixa o pescoço inchado. E pior: eu corri à toa nos outros dias, pois, por estar doente, não posso estudar. Fiquei com aquela sensação de trabalheira à toa!



Por isso é que eu digo: cuide do seu corpo, da sua saúde porque ela uma hora vem cobrar a conta com juros e correção monetária! Sabemos que esse é o mal da vida moderna, mas precisamos arrumar um meio para drilhar esse estilo de sobrevivência. Eu, com certeza, vou achar o meu. E você? O que me diz? Como você encara os limites que o seu corpo impõe?

--

Raquel Monteiro

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Raquel

Expecionalmente, Raquel, a concurseira profissional, não escreverá nesta segunda-feira.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

As palavras de agradecimento mais emocionantes que eu já recebi...

Nunca nessa vida vou me cansar de te agradecer pela paciência, pelas aulas impecáveis, pelas apostilas maravilhosas e principalmente por sua amizade.

Agradeço a Deus por ter colocado você em nossos caminhos.

Tenha certeza de que você é muito iluminado por Ele.

Rosângela Martins

Concurso Novo: Tribunal de Contas do Estado

Mais uma chance muito interessante para quem ainda não foi convidado para a posse em cargo público. É o concurso do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

- 31 vagas, sendo 13 para a Capital, 1 para São José dos Campos e 1 para outras cidades do interior

- nível médio

- R$ 2.967,81

- inscrições a partir de 22 de abril

- provas em 23 de maio em São Paulo, Capital

- Fundação Carlos Chagas

- Provas (duração 3h30):

1) conhecimentos gerais: português, raciocínio lógico e informática: 30 questões - peso 1

2) conhecimentos específicos: legislação específica: 40 questões - peso 3

ANEXO ÚNICO


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Observação: Considerar-se-á a legislação vigente até a data da publicação do Edital de Abertura das Inscrições.

CONHECIMENTOS GERAIS

PORTUGUÊS

Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ocorrência de crase. Pontuação. Redação (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas). Intelecção de texto.

RACIOCÍNIO LÓGICO

Visa avaliar a habilidade do candidato em entender a estrutura lógica das relações arbitrárias entre pessoas, lugares, coisas, eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. As questões desta prova poderão tratar das seguintes áreas: estruturas lógicas, lógica de argumentação, diagramas lógicos.

INFORMÁTICA

Conhecimentos sobre Princípios Básicos de Informática. Microsoft Word 2000: Edição e Formatação de Textos. Microsoft Excel 2000: Elaboração de Tabelas e Gráficos.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA

Constituição Federal - arts. 70 a 75. Constituição Estadual - arts. 32 a 36. Lei Federal no 4.320, de 17/03/64 (Normas Gerais de Direito Financeiro para Elaboração e Controle dos Orçamentos e Balanços da União, Estados e Municípios). Lei no 10.261, de 28/10/68 (Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo). Lei Complementar no 709, de 14/01/1993 (Lei Orgânica do TCESP). Lei no 8.666, de 21/06/93, com as alterações introduzidas pela Lei no 8.883, de 08/06/94 (Licitações e Contratos da Administração Pública). Lei Complementar no 101, de 04/05/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal).

Parabéns aos + novos escreventes!

Parabéns aos mais novos Escreventes, admitidos ontem pelo TJSP, da 51ª Circuncrição Judiciária, especialmente à amiga Rosângela, exemplo puro de luta, garra, dedicação, persistência e fé.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Novela da aprovação ou o que não fazer pra passar no concurso:

Olá amigos concurseiros! Dia 07/04 o TJ/SP finalmente zerou a lista do concurso pra escrevente técnico judiciário de 2007, admitindo os 213 últimos habilitados pela Lei 500. Como meu nome está nessa lista, estou aqui pra contar a minha história. Aviso logo que não me considero um bom exemplo pra quem quer passar, mas uma das coisas que aprendi na minha trajetória é o que não fazer se você quer ver seu nome no Diário Oficial.




Tudo começa com a decisão por prestar concurso!



2003:
Confesso que quando tive a idéia de mudar para São Paulo para fazer cursinho, tinha acabado de me formar e não sabia direito o que ia fazer da vida. Pensei em prestar Ministério Público, uma das carreiras jurídicas mais atraentes e almejadas pelos concurseiros. Até aí tudo bem, mas como uma pessoa que odeia Direito Penal e Processo Penal pode querer ser promotora? E eu queria, fiz estágio no MP, só que no cível. Resultado, iniciei os estudos sem muito prazer/vontade. A preparação pra um concurso já é difícil, imagina torcendo o nariz pras duas principais matérias exigidas. Pra poder fazer cursinho, troquei o valor da mensalidade por cinco horas de trabalho diário. Gente, juro pra vocês, essa troca saiu cara. Trabalhava à noite e quase morria de sono nas aulas de manhã. Cabeceava de tarde estudando e no final do ano não estava preparada. Nem preciso dizer que não passei. Ai começou a frustração. Eu não tinha a menor idéia do quanto é necessário se dedicar, o quanto é caro morar em São Paulo, e que um ano de estudo, mesmo bem estudado (e não era o caso), salvo raras exceções, não é suficiente pra alcançar a aprovação.



2004:
Em janeiro, mamãe mandou o recado: Você não passou, então acho bom arranjar um emprego ou voltar pra casa. Coitados dos nossos pais! Eles sofrem pela gente. São privados da nossa companhia, preocupam-se com o desemprego, a falta de perspectiva (e é isso o que parece mesmo, aos desavisados no mundo do concurso) e muitas vezes se sacrificam pra gente poder ficar só estudando. Só estudando? Quem nunca ouviu isso de algum parente? Então você só está estudando? E é aí que o emocional começa a rolar ladeira abaixo,e as escolhas erradas só dificultam o processo. Fui trabalhar. Passei metade do ano em processo seletivo pra uma empresa de auditoria. Onze mil candidatos, quatro fases: pré-seleção pela internet (testes de múltipla escolha pra serem feitos em cinco minutos), prova escrita (inglês, português, raciocínio lógico, abstrato, numérico), dinâmica de grupo, entrevista, e não sei como, fui contemplada com uma das 105 vagas ofertadas. Parece concurso, né? Mas não é. A iniciativa privada foi decepcionante. Três meses de trabalho e eu descobri que não nasci pra ser auditora. Parabéns pra quem gosta, mas eu gosto mesmo é do Direito. Pedi demissão. Mas como, depois de tanto esforço? Pois é, mas acho melhor fazer o que gosto do que viver frustrada.



2005:
Retomei os estudos, cursinho novo, mais barato que o anterior, professores ótimos e eu ainda querendo MP. Agora vai! Vai nada.... Em abril meu pai foi internado, sérios problemas de saúde, e pra melhorar, cortaram boa parte da aposentadoria dele. Ele era Procurador do Município (é, funcionário público), e mesmo assim a prefeitura cortou. Chamam isso de choque de gestão. Para tudo! Vou para o interior, cuidar do meu pai e entrar com Mandado de Segurança contra o Município. Ah, não falei, mas pelo menos o primeiro ano de cursinho me fez advogada. A situação lá em casa custou um ano dos meus estudos, mas meu pai se recuperou, e eu recuperei a aposentadoria dele.



2006:
Meu “namorido” é nomeado analista no concurso do MPU. E eu tive uma grande idéia. É, vivo em união estável, conheci meu companheiro no cursinho, em 2003. Isso me faz pensar que nem tudo é perdido nesse meu caminho torto. Voltando a grande idéia: Ele foi lotado no MPT (Ministério Público do Trabalho). Caramba! Como não pensei nisso antes? Vou prestar concursos de nível médio e superior (analistas e técnicos), vou abandonar o MP (chega de estudar Penal- Ufa!) e prestar MPT (sempre adorei direito do Trabalho). Nesse ano me voltei pras carreiras trabalhistas, e pras carreiras dos Tribunais e MPU. Fiz pós em Trabalho e Processo do Trabalho e fui advogar na área. Esqueci de contar, eu já advogava desde 2004, pouca coisa, mais assistência judiciária.



2007:
Deslanchei! Estudava bem, advogava um pouco, prestei vários concursos. Advogado da PROGUARU, passei, 10º lugar, uma vaga, nomearam 3; Advogado do COREN, passei, 19º lugar, uma vaga, nomearam 2; escrevente técnico judicíário do TJ/SP Capital, passei na rapa, 2231º, 476 vagas, 3 anos de fila pra ser admitida, escrevente técnico do TJ/SP- pólo São Bernardo, passei, 94º, 12 vagas, dizem que a fila vai andar, já nomearam 48. Não passei em vários outros concursos, bati na trave no TRF3ª Região pra analista judiciário (83% de acertos na preliminar, fiquei por um ponto na discursiva, sem choro nem vela). O saldo foi positivo, recuperei minha autoestima.



2008:
Mais alguns problemas na família (pai doente de novo), várias viagens pra visitar a família, coração apertado, mais vários concursos, várias viagens pra prestar concurso, algumas batidas na trave, nenhuma aprovação.



2009:
Problemas continuam, várias viagens pra prestar concurso, em abril perdi nomeação pra assistente jurídico no PROCON (esqueci até que tinha prestado a prova em 2005 e não mantive o endereço atualizado, droga!), tive pneumonia (duas vezes), meu pai morreu, passei seis meses me recuperando no interior, cuidando do inventário, seguindo a vida, nenhuma aprovação.



2010:
Voltei pra São Paulo, ainda cuidando do inventário, cuidando das ações pendentes, e no dia 07/04 chegou minha vez, nome no Diário Oficial e uma alegria imensa: Virei escrevente no TJ/SP Capital. Agora estou na correria pra fazer exames, perícia, entregar documentos, substabelecer processos, mas é só felicidade!



Resumindo, a vida não para pra gente prestar concurso. Não sou a pessoa mais disciplinada do mundo, vale a pena vocês tentarem mais do que eu. O mais importante é escolher bem a carreira que se quer prestar, a escolha errada pode custar vários anos de estudo . Traçar metas reais, se você tem pouco tempo ou uma vida atribulada, não custa prestar concursos de nível médio, ou que só tenha uma fase. Escolher uma carreira que realmente você se identifique, não só com a atividade, mas com as matérias que você precisa estudar. E não desistir, ainda que hajam pausas pelo caminho. Daqui pra frente eu não sei bem como vai ser a minha vida, mas quero retomar os estudos assim que me adaptar ao trabalho, trabalhar com prazer, batalhar um lugar no TJ que me permita fazer trabalho jurídico, ser feliz um pouquinho todo dia. E não desisti do MPT, e vou prestar Magistratura do Trabalho também.



E não se esqueçam, cuidem bem de vocês também. É preciso correr atrás do sonho, mas sem o lado emocional em dia, tudo fica mais difícil. Boa sorte pra todos nós!



Karina Palacio Cunha
* próxima escrevente técnica judiciária do TJ/SP, ex-advogada e concurseira

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Música da Noite

TJSP - Zeraram a Lista de Aprovados!

O atento leitor Alexandre Siqueira acaba de me confirmar que "zeraram" a lista de aprovados do concurso de 2007 para Escrevente Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Isto significa que todos os candidatos que naquela ocasião obtiveram a nota mínima e não foram eliminados pela prova de digitação foram chamados, nomeados e os últimos tomarão posse no início do mês vindouro.

Se não estou enganado, o edital indicava a existência de 300 vagas e depois de um par de anos foram contratados mais de 2000 pessoas.

Além disso, é fora de dúvida que se abre definitivamente a possibilidade de um novo concurso para a Comarca da capital.

Por isso mesmo, irei atualizar a minha apostila com Comentários às Normas da Corregedoria do Tribunal de Justiça de São Paulo para Escrevente Técnico Judiciário, que é diferente da de oficial de justiça!

É isso aí. Boa semana e bons estudos!

Douglas.

TJSP: os últimos Escreventes nomeados

Alertado pela leitora Karina, venho parabenizar os Escreventes do TJSP nomeados no último dia 7 de abril de 2010.

Desta vez, foram nomeados os colocados entre 2040 a 2252º do concurso realizado em 2007.

Parabéns aos mais novos Escreventes do TJSP.

Muitas felicidades!

Abs.,

Douglas

UNICURSOS

O site do Unicursos está temporiariamente fora do ar.

Raquel... Feliz Aniversário, Parabéns!

"Eu não quero nada de aniversário"




Desculpem pela interferência de cunho religioso, mas hoje meu artigo não é só uma conversa com os leitores. É um pedido a Deus. Quem sabe ele não acessa o site hoje?



Bem, dia 9 de abril foi meu aniversário. Amigos vieram me cumprimentar e alguns queriam me sondar sobre o que me dariam de presente. Eu respondi: "nada".



Eu não estava sendo polida, mas duramente sincera. Aquilo que eu desejo não é possível comprar. Eu simplesmente não poderia pedir "uma aprovação em concurso para determinado cargo embrulhada num papel de seda com lacinho". Só na minha imaginação mesmo! (risos)



Poderia pedir um pouco de tempo, mas....não. Ninguém conseguiria fornecer uma 25ª hora no meu dia. Isso porque eu não tenho muito tempo para os meus afazeres. Não tenho muito tempo para minha vaidade. Tenho pouquíssimo tempo para estar com as pessoas que amo.



A minha vida está passando muito rápído! Sentei na minha cadeira para estudar garotinha e agora já não sou tão jovem assim! (risos)



Vou pedir, então, para que Deus leia esse artigo e me dê realização profissional, saúde e muita força para continuar lutando. Afinal, não preciso de muitos bens. Ok, preciso de alguns, mas é a paz espiritual o elemento de que mais necessitamos para sermos felizes.



--

Raquel Monteiro

sábado, 10 de abril de 2010

Dica do Bruno

Olá pessoal boa noite. Estou aqui para falar sobre o filme Invictus. E nesse momento, o colega concurseiro se pergunta: ISSO AQUI É UM SITE DE RESENHA DE FILME OU DE CONCURSO PÚBLICO??? Calma pessoal tudo ao seu tempo.





Primeiro sobre o filme: O filme trata sobre o fim do apartheid e os primeiros anos do governo Nelson Mandela na África do Sul. Fala também sobre a Copa do Mundo de Rugby de 1995, que uniu um país até então segregado em torno de um objetivo comum. A direção é de Clint Eastwood que ultimamente vem acertando a mão em todos os filmes que dirige. Morgan Freeman também está muito bem no papel de Mandela (aliás como sempre).



O nome do filme vem de um poema de William E Henley e este sim pode nos interessar:



Invictus

Out of the night that covers me,

Black as the pit from pole to pole,

I thank whatever gods may be

For my unconquerable soul.

In the fell clutch of circumstance

I have not winced nor cried aloud.

Under the bludgeonings of chance

My head is bloody, but unbowed.

Beyond this place of wrath and tears

Looms but the Horror of the shade,

And yet the menace of the years

Finds and shall find me unafraid.

It matters not how strait the gate,

How charged with punishments the scroll,

I am the master of my fate:

I am the captain of my soul.



E agora uma tradução feita por mim mesmo (me perdoem por eventuais falhas)



Fora da noite que me cobre,

Negra como o poço de ponta a ponta,

Eu agradeço a qualquer coisa que os deuses possam ser

Por minha alma inconquistável

Nas garras do destino

Eu não vacilei e nem me ouviram chorar

Sob os golpes do acaso

Minha cabeça sangra, mas permanece ereta.

Além deste lugar de cólera e lágrimas

Somente o horror das trevas se anuncia,

Ainda a ameaça dos anos

Encontra, e há de encontrar-me, destemido.

Não importa quão estreito é o portão,

Quão cheio de penas o veredicto

Eu sou o mestre do meu destino;

Eu sou o capitão da minha alma.



Então senhores, somos todos capitães de nossas almas???

Fica o poema e a pergunta para refletirmos.

Abraços,

Bruno Rodrigo Mendes

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Prof. Fábio Vieira pela primeira vez no Blog:

A HISTÓRIA DE DUAS CONCURSEIRAS



Caro (a) amigo (a) concurseiro (a), muita paz para você e sua família . Rita de Cássia e Elizabeth eram duas jovens amigas concurseiras. Amigas concurseiras esforçadas. Uma com nome de santa, outra de rainha. Ambas com o mesmo objetivo: ocupar um cargo na carreira pública. As dificuldades, porém, eram muitas: dinheiro curto, pressão da família, base escolar deficiente. Mas elas não iriam se assustar com isso. Fizeram a matrícula em um curso preparatório, os pais pagariam com dificuldade. O curso parecia ser bom: os índices de aprovação eram ótimos. Para economizar, iam a pé e voltavam de ônibus. O dinheiro não dava para o lanche: às vezes, rachavam um pão de queijo ou dividiam uma barra de chocolate: era bom quando a barra tinha quatro tabletes, pois assim a divisão era igual.



O início foi difícil (sempre é), mas aos poucos ambas começaram a evoluir em seu aprendizado. O curso era bom, os professores atenciosos, o material didático bem formulado. Então Rita de Cássia e Elizabeth se inscreveram em seu primeiro concurso. Mas a aprovação não veio. Prova difícil, concorrência pesada, falta de experiência em concurso. Algumas questões nem foram respondidas em razão da má administração do tempo. Mais um concurso apareceu e lá foram nossas amigas novamente. Por duas questões, Rita de Cássia não passou. Já Elizabeth ficou um pouco mais longe da aprovação; o nervosismo atrapalhou na hora da prova.



A situação financeira de nossas amigas continuava complicada. E a ansiedade em ser aprovada aumentava cada vez mais. Até que Rita de Cássia teve uma grande notícia: havia enviado vários currículos pela internet e estava sendo chamada para trabalhar em uma grande empresa privada. O salário não era muito alto, mas havia auxílio alimentação e plano de saúde. Rita ficou eufórica: finalmente a sorte havia sorrido para ela ! Elizabeth a parabenizou: teve até uma pontinha de inveja, mas ficou feliz pela amiga.



E assim Rita entendeu que deveria dar um tempo, fazer uma parada nos estudos. Daqui a alguns meses, talvez um ano, voltaria a estudar. Quanto á Elizabeth, não havia alternativa: já que não havia tido a mesma sorte, o jeito era continuar estudando, agora em casa, pois não havia mais verba para o curso preparatório.



E Elizabeth fez um novo concurso. Esse Rita nem prestou. Eram 100 vagas. Nossa amiga foi aprovada na 143ª. posição. O prazo de validade era de dois anos, poderia ser prorrogado por mais dois. Talvez um dia fosse chamada. Mas esse dia estava demorando para chegar e concurseiro tem pressa. Muita pressa ... Ainda mais quando Elizabeth viu sua amiga Rita de Cássia comprar seu primeiro carro, financiado, é verdade, mas zerinho ...



Um ano se passou. Elizabeth continuou em sua vida de concurseira, estudando e fazendo provas. Perdeu um pouco o contato com Rita de Cássia: a amiga já não queria mais saber de concurso, tinha outras prioridades. Até que um dia recebeu o comunicado: estava sendo convocada para tomar posse naquele cargo em que havia sido aprovada em 143º. lugar. Que alegria ! Telefonou para a amiga Rita de Cássia, que lhe deu os parabéns. Mas ela, Rita, estava aborrecida e triste: em razão da reengenharia e de não haver cumprido certas “ metas impossíveis” havia sido demitida da empresa em que trabalhava, depois de tanta dedicação. Agora, precisaria vender o carro, que ainda nem havia sido quitado. E iria retomar o estudo para concursos, contando com a colaboração da amiga, agora servidora pública. Elizabeth se prontificou a ajudá-la, afinal, além de amiga, Rita era muito capacitada. E Elizabeth completou: “ Rita, em seu lugar, eu também teria aceitado correndo aquele emprego. O que você não poderia ter feito, era desistir do seu sonho.”



Caro (a), amigo (a), concurseiro(a), esta história não tem vencedores ou vencidos. Certamente, após ter retomado os estudos, com perseverança e persistência, Rita de Cássia também passou. Afinal, só não passa aquele que desiste !



Observação: os fatos aqui narrados, assim como os nomes mencionados são absolutamente fictícios, frutos da imaginação do autor. . Qualquer semelhança com a realidade, é mera coincindência


Fábio Vieira - é professor de Direito Administrativo no Unicursos - Concursos Públicos - contato: fabiooficial@yahoo.com.br

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Turma MPU Noite: não haverá aula hoje!

Infelizmente, por motivo de saúde, não poderei comparecer hoje para a aula de constitucional prevista para a turma do MPU noite.

Aceitem minhas desculpas pelo transtorno.

Obrigado,

Abs.,

Douglas.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

URGENTE: Alunos da turma MPU Noite

Infelizmente, não poderei dar a aula prevista para amanhã na turma do MPU - noite - d. Constitucional - por motivo de saúde.

Conto com a compreensão de todos e sugiro aproveitem o horário para estudar as competências constitucionais do STF, STJ, TRF, Justiça Federal, Justiça Militar Estadual, Câmara, Senado, Congresso Nacional, Presidente da República, etc.

Obrigado e aceitem minhas sinceras desculpas pelo inconveniente.

Abs.,

Douglas.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Jerry Lima

O texto de hoje não é meu, mas de um cara que eu admiro e muito. Parece que ele conhece muita gente que é concurseira, porque ele fez uma música especialmente para nós. Diga se você não sentiu que a letra te fez bem?



Sem Parar



Gabriel Pensador

Composição: Gabriel O Pensador/Itaal Shur



A vida é feito andar de bicicleta: se parar você cai.

Vai em frente sem parar, que a parada é suicida, porque a vida é muito curta e a estrada é comprida.

Você sobe e você desce na escada da vida e às vezes parece que a batalha tá perdida e que você voltou pro ponto de partida.

Vai à luta, levanta, revida!

Vai em frente, não se rende, não se prende nesse medo de errar, que é errando que se aprende que o caminho até parece complicado e às vezes tão difícil que você se surpreende quando sente de repente que era tudo muito simples - vai em frente que você entende.

Boa sorte, firme e forte, vai com a força da mente.

Vai sabendo que não há nenhum peso que você não agüente.

Vai na marra, vai na garra, vai em frente.

E se agarra no seu sonho com unhas e dentes.

Pra saber o que é possível é preciso que se tente conseguir o impossível, então tente! Sempre alimente a esperança de vencer.

Só duvide de quem duvida de você.

Sem parar, sem parar, se parar você cai!

Demorou, demorou! Pedala aí!

Então não pára o movimento, vai em frente, vai!

Sem parar, sem parar, se parar você cai!

Demorou, demorou! Pedala aí!

Não repara no mau tempo que o sol já sai.

Vai em frente, sem parar que se parar você cai!

Vai em frente, enfrente, enfrenta, vai!

Vai agora, não chora.

Ignora a energia negativa lá fora, porque dentro de você existe um poder bem maior do que

você pensa.

Vai atrás da recompensa e se houver inveja e se ouvir ofensa você responde com a força do perdão.

E aumenta sua crença cada que vez ouvir um não, porque todo não esconde um sim.

Ainda é só o começo, vá até o fim.

Aprenda nos tropeços, não olhe pro chão.

Olhe pro céu.

Olhe pra vida sempre de cabeça erguida que no fim do túnel tem uma saída, mesmo quando você não consegue ver a luz.

Feche os olhos que uma força te conduz.

Vai em frente, vai seguro, faz um furo nesse muro que o escuro se esclarece.

Vai em frente, simplesmente vai em frente que o futuro é um presente que a vida te oferece.

Sem parar, sem parar, se parar você cai!

Demorou, demorou! Pedala aí!

Então não pára o movimento, vai em frente, vai!

É na dor que o recém-nascido aprende a chorar.

Pra encontrar a cura você tem que procurar.

É no choro que o recém-nascido aprende a respirar.

Então respira fundo que a vitória tá no ar.

Vai indo, vai na tua, vai você.

Vai nessa, vai na boa, vai vencer.

Acredite no bem, que fazer o bem faz bem.

Faça o bem que faz acontecer.

Vai na fé, vai a pé, vai do jeito que der.

Vai até onde puder, vai atrás do que tu quer.

Vai andando, vai seguindo, vai pensando, vai sentindo, vai amando, vai sorrindo, vai cantando, vai curtindo, vai plantando e vai colhendo, vai lutando pela paz - vai dançando no ritmo que o tempo faz.

Vai de peito aberto.

Vai dar certo.

Confiante que o distante num instante fica perto.

Fica esperto, vai! Com a força de vontade.

Vai à vera, não espera a oportunidade.

Não aceita humilhação mas não perde a humildade.

E nunca abra a mão da sua dignidade.

Sem parar, sem parar, se parar você cai!

Demorou, demorou! Pedala aí!

Então não pára o movimento, vai em frente, vai!

Se parar você cai, se cair cê levanta.



Jerry Lima, um Concurseiro Profissional



Vídeo da música: http://www.youtube.com/watch?v=XhQBAJ9lktM

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Raquel Monteiro

Planejamento de estudos






No meio de fevereiro, o professor Douglas me lançou um desafio: escrever sobre como planejar meus estudos para concursos. Fiquei matutando, matutando e vamos ver se eu consigo contribuir com algo que seja útil para nossos queridos leitores.



Primeiramente, devo destacar que eu não sou um bom exemplo para isso, pois meu modo de estudar é muito caótico. Além do mais, eu vou me formatando por meio do método "tentativa-erro-diagnóstico-correção".



Eu comecei a fazer uma contagem de páginas totais para ler até a época da prova. Pegava tudo aquilo que precisava ler, calculava pelo dias que eu teria pela frente. Para pessoas extremamente organizadas isso funciona maravilhosamente. Para mim não funcionou. Eu ficava sempre preocupada com aquele volume de leitura e me sentia agoniada à medida em que o dia ia passando e eu não conseguia evoluir em alguma matéria mais complexa. Resultado: eu no primeiro dia do planejamento já ficava em dívida para o dia seguinte. A sensação que ficava era muito ruim.



Depois, pensei em estudar 50 minutos cada matéria e parar por 10 minutos. Depois trocava de matéria. Eu fiquei um tempo nessa técnica, mas a abandonei porque nem todo conteúdo tem o mesmo volume de leitura e mesma complexidade. Além disso, eu enjoava de ficar muito tempo vendo os mesmos assuntos. A vantagem era que não precisava ficar fazendo grandes revisões, pois eu havia visto a matéria no dia anterior. Enfim, abandonei a contagem de páginas e resolvi dar o melhor de mim: eu me ocuparia o tempo todo que tivesse em prol desse objetivo.



Atualmente, diante das minhas novas necessidades, eu tenho estudado por grupo de 5 páginas. Algumas disciplinas maiores, têm me feito ler 10 páginas de alguns livros durante a semana. Isso está me dando mais tranquilidade, mas não sei ainda o que dizer...preciso dar mais tempo para verificar a eficácia do método.



Só sei que, nesse tempo todo de estudo, descobri que minha memorização visual é muito eficiente, o que me faz procurar estudar por materiais coloridos. Eu percebi que estudar ouvindo aulas não era para mim.



O que é mais importante nisso tudo que eu falei? De acordo com o que ando lendo na internet e com o que venho conversando com os concurseiros bem sucedidos, cada método de estudo é muito pessoal. Além disso, deve-se adaptar sempre a técnica à sua realidade de tempo, nível de conhecimento e estilo de vida. O que eu sugiro? Procure se conhecer e descubra como você aprende melhor!



Agora, vamos a um vídeo sugerido pela leitora Kátia Ito: http://www.youtube.com/watch?v=HSH6laeR_5Q



Atenção, leitores. Adoraria ler mais comentários aos textos. A participação de vocês é muito importante para ter novas ideias de artigos novos.



Raquel Monteiro - advogada e concurseira no RJ.

Pergunta do Dia

Como foi o feriado de Páscoa do amigo concurseiro?